O que é a Amortização?

AmortizaçãoSaiba o que é a amortização. Conheça melhor o que é este conceito de economia. Aumente os seus conhecimentos sobre economia e finanças. Aprenda a investir!

Continuando com os conceitos de economia que temos vindo a introduzir no Negócios e Dinheiro, neste artigo vamos falar sobre um termo que é usado com bastante frequência no mundo dos negócios e por isso, é bastante importante para a sua educação financeira: a amortização. Curiosamente, o termo tem significados praticamente opostos, dependendo se é usado sobre um ativo ou sobre um passivo. Continue lendo para saber o que é a amortização e quais os tipos disponíveis.

Guia sobre Amortização

Quando falamos de amortização de um passivo, estamos a falar de amortizar um empréstimo ou uma hipoteca, por exemplo, e este é o significado que se usa mais no dia-a-dia. Em troca, quando falamos da amortização de um ativo, estamos a falar da depreciação de um bem previamente adquirido.

Amortização de Passivos

Quando você tem um empréstimo ou hipoteca, você deve dinheiro (capita) e esse dinheiro é pago numa série de pagamentos. Cada um desses pagamentos é composto por taxas de juro que você tem que pagar e por parte do capital, que é amortizado ao longo do tempo. O ato de pagar esse capital e cancelar parte da sua dívida é denominado de amortização.

Existem vários métodos de amortização de empréstimos, e o mais comum é o método francês. Outros métodos podem ser de amortização fixa, pelo que o pagamento mensal é decrescente à medida que você tem que pagar menos juros, ou existem métodos sem amortização parcial, onde só se pagam os juros durante o tempo de vida do empréstimo e no final, é feito um pagamento único que amortiza todo o capital.

Amortização de Ativos

Este tipo de amortização tem a ver com ativos, por essa razão é um termo mais usado em contabilidade, e tem a ver com a depreciação de ativos.

Por exemplo, uma empresa decide renovar todos os móveis dos seus escritórios. A compra gera um gasto, e isto influencia os resultados da empresa. Mas, esses móveis pode durar vários anos, e não é justo repercutir todos esses gastos neste ano fiscal, se esses gastos vão afetar diretamente os próximos anos. Por isso, em termos de contabilidade, o que se faz é dividir esse gasto por vários anos e repercutir em todos os anos fiscais. Isto é conhecido como amortização.

As normas de contabilidade de cada país estabelecem como devem ser feitas as amortizações de bens adquiridos, para que a contabilidade se aproxime da realidade. E, quando são comprados estes móveis, estes são um investimento, mas a cada ano que passa perdem algum do seu valor, até que no final de muitos anos não têm valor algum e são substituídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *