O que é Amortização do Empréstimo

Amortização EmpréstimoSaiba o que é a Amortização do Empréstimo, como funciona e quais são as suas vantagens para quem está a pagar um crédito, mas tem capital disponível para terminar o seu pagamento.

A amortização de um empréstimo é a quantidade negociada com a entidade financeira ou banco, que você vai pagar. Essa quantidade é denominada por quota e pode ter uma periodicidade anual, semestral, trimestral, ou a mais usada, a mensal. Se você subtrair os interesses da taxa que estão incluídos, o que amortiza é o capital principal. Continue lendo para descobrir mais sobre amortizar empréstimos.

Guia sobre Amortizar Crédito

Quando paga uma quota nem tudo é amortização, terá que ter em conta os interesses e o método de amortização para poder calcular as quotas do empréstimo de dinheiro, que pode ser uma quota constante, crescente e decrescente. O mais utilizado é o método francês ou quota constante, onde o pagamento de interesses (impostos e taxas do crédito) vai decrescendo e a amortização do capital principal é maior ao longo de cada quota. No sistema de empréstimo de dinheiro francês, os primeiros anos de vida do empréstimo são para pagar a maior parte das taxas, sendo que este é o método que é usado na maior parte dos empréstimos hipotecários.

Nos empréstimos em que se paga numa só quota ou mensalidade, no princípio do empréstimo, sobre a forma de gastos de abertura, são empréstimos dirigidos ao consumo, as quotas vão diminuindo o capital, isto é, é amortizado desde que é concedido o crédito.

Para saber qual é o empréstimo que é realmente mais barato, tem sempre que ter em conta a TAE, isto é, a Taxa Anual Equivalente. Atualmente para simular uma hipoteca ou qualquer tipo de crédito financeiro existem vários simuladores fornecidos pelos bancos.

Amortização do Capital Principal

Podemos amortizar o capital principal no momento em que queira, sempre que esteja presente no contrato. Normalmente o cancelamento ou amortização do empréstimo tem uma comissão de cancelamento, que aparecerá no contrato. Será uma percentagem sobre o capital amortizado no momento, sendo em muitos os casos contemplado uma comissão mínima, quando é permitido amortizar uma quantidade anual sem custos de cancelamento.

Para saber se vale a pena amortizar o capital, tem de calcular os interesses e as comissões que terá que pagar, para saber se irá poupar dinheiro no caso de cancelamento antecipado do empréstimo.

No caso do empréstimo ao consumo, em que os interesses são pagos numa só quota no início do empréstimo, não é vantajoso amortizar no futuro o capital, pois não irá ganhar nada com isso, sem contar que perderá a possibilidade de ter o seu dinheiro a dar algum tipo de rentabilidade.

Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *