Emma, Molaflex e Pikolin – A Estratégia Usada para Gerar Vendas

Estratégia de marketing da Emma, Molaflex e Pikolin

Saiba qual é a estratégia usada pela Emma, Molaflex e Pikolin para gerar vendas online. Como usam o online para conquistar clientes. A estratégia vai ser revelada!

O nicho de mercado dos 🛌 colchões é um nicho bastante competitivo, composto por muitas marcas que fabricam e vendem colchões, desde grandes marcas estabelecidas, como a Emma, a Molaflex e a Pikolin, mas também empresas pequenas, que oferecem diferentes tipos de colchões. Atualmente, a oferta de colchões é grande, desde colchões de molas, colchões de molas ensacadas, colchões de espuma viscoelástica, colchões híbridos, entre outros.

Para criar um negócio neste nicho é necessário uma estratégia de marketing consistente e agressiva, não só para dar visibilidade à marca, mas também para gerar vendas que é o mais importante. Como os colchões não são um produto de compra recorrente, ou seja, quem compra hoje um colchão não vai estar a comprar outro na próxima semana / mês, como acontece com a 👕 roupa, é um negócio que precisa constantemente de encontrar novos clientes.

A Estratégia da Emma, Molaflex e Pikolin vai ser Revelada

O nicho de mercado dos colchões não só é um nicho bastante competitivo, como a compra de um colchão não é imediata. É um produto grande, pode custar entre 💶 300 a 2.000 euros, ou até mais, mas também é para o resto da vida – ou perto disso.

Para gerar vendas online, a Emma, Molaflex e a Pikolin colocaram em prática uma estratégia de marketing secreta até agora, mas além de colchões, também vendem uma série de produtos relacionados, como almofadas, cabeceiras, sommiers, roupa de cama e acessórios, para gerar o maior retorno por cliente.

O segredo da Emma, da Molaflex e da Pikolin para ganhar dinheiro online vai ser revelado abaixo.

Colchões Emma

Emma Colchões

A marca de colchões Emma é entre as três marcas, a mais popular de todas online em termos de visibilidade, não só porque estão a investir muito dinheiro online, quer seja através de influencers digitais e em anúncios no Facebook e Instagram, mas também porque estão a usar uma estratégia agressiva de descontos com tempo limitado, que força os seus potenciais clientes a agir para garantir o preço anunciado.

A Emma (www.colchaoemma.pt) tem um site de fácil utilização, com um design atrativo e usa frequentemente contadores, para incentivar o visitante a se tornar num cliente da marca. Usam os descontos limitados, vantagens ao comprar no site e as opiniões de influencers para gerar vendas.

Site dos colchões Emma

A estratégia de marketing dos descontos limitados constantes é usado por várias lojas online conhecidas e a Emma, é uma das marcas que encontramos a usar essa estratégia.

Os descontos por um tempo limitado ou ofertas, são uma estratégia de marketing muito usada no ecommerce, porque está comprovado que funciona. O potencial comprador ao ver o desconto por um tempo muito limitado, vai agir. Se tem uma loja online, isto é algo que também deve fazer.

Como o potencial cliente quer pagar o menos possível e provavelmente já passou por algo semelhante, em que deixou passar o desconto e acabou por ter que pagar mais pelo mesmo produto, vai acabar por tomar uma decisão.

Ao visitar a página de anúncios da Meta (empresa por detrás do Facebook e Instagram), é possível verificar que a marca está neste momento com vários anúncios ativos (vídeos e imagens).

Anúncios instagram e facebook da Emma

São vários os anúncios ativos e inativos. Embora não seja possível ver para que personas, ou seja, o tipo de perfil da pessoa, em que os anúncios vão ser exibidos, pela nossa experiência acreditamos que estão a criar vários anúncios com a mesma imagem, mas com interesses diferentes, para descobrir qual é o que converte melhor e mais tarde deixar ativo apenas os “vencedores”.

Além dos anúncios online, a Emma também tem uma estratégia agressiva de product placement, ao usar o site top5melhorcolchao.pt e os seus perfis nas redes sociais para gerar leads. Comparam o colchão Emma com a concorrência direta, o que pode influenciar diretamente o visitante a optar por um colchão da marca Emma.

Site Top5 Melhor Colchão

É uma estratégia de marketing agressiva, que não só coloca a marca à frente do potencial cliente, mas coloca-a num lugar acima da concorrência.

Colchões Molaflex

Molaflex Colchões

A marca de colchões Molaflex nesta luta entre o top 3 de marcas de colchões no online, na nossa opinião fica em 🥈 segundo lugar em termos de reconhecimento online, embora vale a pena mencionar que é uma marca com uma forte presença offline, o que pode ajudar a converter mais vendas offline, pois os potenciais clientes gostam de ver fisicamente o produto.

Outro fator importante e que pode dar cabo das vendas no nicho de mercado dos colchões, é o stock, pois quando um potencial comprador procura por este artigo, normalmente precisa de imediato ou para a próxima semana.

A Molaflex (www.molaflex.com) tem um site simples, fácil de usar e com toda a informação necessária, só não entendemos porque razão a imagem carrossel apresentada no site é inferior ao tamanho definido, deixando um espaço em branco entre a imagem e algumas das razões para escolher a marca.

Site dos colchões Molaflex

A Molaflex investe forte no marketing no Facebook, Instagram, Google e Youtube, para tentar encontrar o próximo potencial cliente. Estes são um exemplo de alguns dos anúncios que a marca de colchões Molaflex tem ativo no facebook e instagram.

Anúncios instagram e facebook da Molaflex

O nicho de mercado dos colchões é um nicho bastante competitivo e cada venda pode fazer a diferença ao fim do dia.

Colchões Pikolin

Pikolin Colchões

A Pikolin é a outra marca de colchões que também faz parte deste top 3 de marcas de colchões com uma forte presença online, mas fica atrás da Emma e da Molaflex em investimento em anúncios.

Apesar de não termos acesso a número reais, sobre o investimento realizado de cada marca, de acordo com os dados da Meta, é possível verificar que nos últimos meses não têm sido agressivos em anúncios no facebook e instagram, como aconteceu com os seus concorrentes direto.

O site da Pikolin Portugal (www.pikolin.com/pt) é fácil de usar, indica claramente as promoções, tipos de produtos além dos colchões, porque razões comprar com a Pikolin e as opiniões de clientes que compraram os produtos.

Site dos colchões Pikolin

Um dos primeiros contactos do cliente com a marca, é através dos anúncios e o segundo contacto é através do site. Se tem um negócio com site, as opiniões de clientes e as razões porque comprar produtos da marca, são duas das coisas mais importantes a ter na página inicial.

Das três marcas de colchões, a Pikolin é a menos ativa em anúncios facebook+instagram, como é possível ver pela página da Meta.

Anúncios do facebook e instagram da marca de colchões Pikolin

No entanto, a marca tem uma presença forte em anúncios no Google, aparecendo também para algumas pesquisas pelo nome dos concorrentes. É uma estratégia muito comum ver empresas concorrentes a pagar por anúncios, para aparecer quando um potencial cliente procura pela outra marca.

Conclusão – este é o 🔥 segredo!

Depois de analisar a Emma, a Molaflex e a Pikolin, é possível chegar à conclusão que o segredo para o sucesso, ou seja, vendas constantes que geram 💶 lucros extraordinários, são os:

  • descontos limitados frequentes
  • marketing agressivo
  • e uma gama de produtos relacionados.

Ambas as marcas são ativas em anúncios nas redes sociais, sendo que têm uma estratégia muito semelhante. Como estão a direcionar os anúncios para pessoas com gostos semelhantes, o utilizador é “bombardeado” ao longo do uso do instagram com vários anúncios.

Anúncios instagram das marcas de colchões Emma, Molaflex e Pikolin

No que toca aos descontos limitados frequentes, é uma estratégia de marketing muito popular, que muitos negócios online usam e está mais do que comprovado que funciona, porque incentiva o potencial cliente a agir de imediato. Das três marcas, a Emma é sem qualquer sombra de dúvidas, a mais ativa nesta estratégia.

Uma coisa que vale a pena mencionar, é que embora todas as marcas vendem acessórios, almofadas e outros produtos, o seu foco nos anúncios está nos produtos mais caros:

  • colchões
  • ou packs de colchão + almofada

Se tem um negócio físico com presença online ou um negócio apenas online, isto são algumas das estratégias que deve considerar seguir.