Saiba o que significa a economia de mercado para perceber mais sobre este termo. Aprenda com o Negócios e Dinheiro mais sobre economia.
Economia de mercado é a ciência social que se encarrega de estudar os processos de produção, intercâmbio e consumo de produtos e serviços, que se conhece como economia. O termo tem origem no idioma grego e significa “administração de uma casa”. O mercado, por outra parte, é o ambiente que permite o desenvolvimento de intercâmbio de bens e serviços. Trata-se de uma instituição social mediante as quais os vendedores e compradores ocupam uma relação comercial.
Guia de Economia de Mercado
Estes dois conceitos permitem falar sobre a noção de uma economia de mercado, que se refere à organização social destinada a facilitar a produção e o consumo de bens e serviços que surgem do jogo entre a oferta e procura. O Estado intervém na economia de mercado ao garantir o acesso a certos bens e impõe tributos e taxas de acordo com as necessidades sociais.
Isto quer dizer que, embora a economia de mercado possa ser considerada igual a mercado livre, esta dita liberdade não é absoluta já que o Estado participa na regulação de preços básicos e mediante outras decisões. O liberalismo sustém, em mudança, que o Estado só deve envolver-se no livre mercado para garantir a ausência de monopólios.
O conceito de economia de mercado, por outro lado, transcendeu do capitalismo para derivar em termos como a economia de mercado socialista ou socialismo de mercado, que é uma combinação do capitalismo e do socialismo que tem como instituição principal o mercado económico. Fala-se da economia mista para falar sobre a participação estatal e privada na regulação económica.