Portal Financeiro Todos Contam

Portal Financeiro Todos ContamVocê já conhece o novo portal nacional de formação financeira que foi criado para educar os portugueses sobre dinheiro, finanças, bancos e poupanças? Descubra o guia mais completo sobre o site de economia e finanças.

O portal financeiro Todos Contam foi lançado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, órgão que reúne os três supervisores nacionais, que inclui o Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Instituto de Seguros de Portugal, e faz parte de um plano de estratégia nacional para promover a formação dos portugueses na área financeira.

Este site apresenta a informação numa linguagem acessível e de forma pedagógica, onde você pode encontrar todos os temas transversais a todas as áreas de mercados financeiros de retalho, incluindo finanças pessoais e decisões financeiras inerentes a diferentes etapas da sua vida.

Site de Economia e Finanças

No plano nacional de formação financeira participam várias associações, confederações, institutos, federações, ministérios e universidades de forma a publicar num só lugar informações úteis e relevantes para aumentar a literacia financeira em termos nacionais. Explica como planear as suas despesas e elaborar um orçamento familiar com o objetivo de poupar, apresenta as principais caraterísticas e riscos dos produtos financeiros e os cuidados que deve ter, como criar uma empresa, sem contar que também inclui informação importante para quem quer comprar carro ou comprar casa, como iniciar uma atividade profissional, desemprego, divórcio, entre outros temas.

De entre todo o conteúdo disponível no site de finanças alguns dos pontos que gostamos e vale a pena referir são as informações disponíveis sobre:

  • Planear o orçamento familiar – Estão disponíveis várias dicas na forma de aviso e sobre o que você deve fazer para planear o seu orçamento e ter maior atenção em como controla as receitas e despesas mensais. Além disso, também tem disponível um simulador de orçamento familiar, onde pode saber com quanto dinheiro fica todos os meses ao introduzir os seus gastos e receitas. Os cálculos são feitos online e ajudam-lhe a poupar dinheiro.
  • Poupar e Investir – Pode encontrar vários conselhos sobre investimentos e produtos de poupança disponíveis, bem como escolher a melhor opção de acordo com o seu perfil de investidor e objetivos de vida. Tem ainda acesso ao simulador de poupança, onde pode fazer simulações sobre o montante de poupança no final de um determinado período.
  • Criar uma empresa – Se está desempregado ou tem uma boa ideia de negócio rentável, então esta é a altura certa para criar uma empresa. Pode encontrar várias dicas sobre todos os custos e implicações de criar um negócio. Pode saber os passos para fazer uma empresa, quando abrir, onde obter financiamento, seguros e impostos.
  • Contrair crédito – Encontre várias dicas sobre como pedir um crédito, os cuidados que deve ter e como poupar dinheiro. Saiba como concorrer a créditos mais baratos e as caraterísticas de cada produto (crédito pessoal, crédito automóvel, crédito à habitação).
  • Simulador de crédito – De forma a reduzir despesas este simulador de crédito é ideal para si. Estão disponíveis três simuladores: crédito à habitação, crédito ao consumidor e cartões de créditos. Todos funcionam da mesma forma, mas os montantes limites de empréstimo e as taxas de juros e custos são diferentes. Sendo que o cálculo é feito automaticamente de acordo com o tipo de simulador selecionado. Saiba quanto dinheiro vai pagar por cada crédito pedido ao banco.
  • Simulador de poupança – Nos dias de hoje é importante poupar em todos os pagamentos e faturas, por isso este simulador de poupança financeira é útil para os portugueses, de forma a planear o seu orçamento. Pode saber o montante disponível no fim de cada mês, a poupança obtida e o tempo necessário para conseguir proveitos do crédito.

Pode visitar o portal Todos Contam através do endereço web www.todoscontam.pt.