O Que Fazer com as Poupanças durante o Coronavírus?

Como Poupar na Crise CoronavírusSaiba o que deve considerar fazer com as Poupanças durante o Coronavírus. Encontre várias ideias interessantes. Tome a sua decisão!

Ao contrário do que poderá estar a pensar e do que muitas outras pessoas pensam, nada vai ser como antes. Não é possível continuar a ignorar o coronavírus. Este é o momento de aceitar e se preparar para o que aí vem. Aquela ideia criada, que meses depois ia estar tudo de volta ao normal, é mentira. Vem aí uma das piores crises e muita coisa vai mudar. Se quiser continuar a ignorar, simplesmente faça-o sabendo que pode estar a cometer o maior erro da sua vida.

O coronavírus trouxe incerteza, desemprego e instabilidade, mas não quer dizer que não existam oportunidades. É importante ter isso em mente. Mas, se continua a poupar dinheiro como se estivesse tudo bem (isto é, sem coronavírus), está na hora de mudar o seu pensamento (e as suas decisões).

Conheça várias dicas de poupança que deve considerar seguir hoje, para ter controlo sobre o seu futuro. Tudo isto vai fazer com que o dinheiro valha ainda menos e se não fizer nada hoje, pode estar a comprometer os próximos anos.

Dicas para Tirar o Máximo Partido das Poupanças em Tempo de Coronavírus

O coronavírus é uma doença que deve ser tida em conta, sobretudo quando menos espera pode ter grandes surpresas, como foram o enorme número de novos casos de coronavírus que apareceram em Lisboa e também em Reguengos de Monsaraz.

Tudo o que se passou nas últimas semanas, mostra que tudo o que sabemos até agora sobre esta doença, permite concluir três coisas:

  • não é uma simples gripe
  • só é contada meia verdade
  • e o pior pode estar por vir…

Por essa razão, é importante estar preparado.

De certeza que já ouviu que, “um homem preparado vale por dois“.

Para que não dê cabo das suas finanças pessoais agora, porque mais tarde poderá precisar de dinheiro no caso de ficar sem trabalho ou ter despesas extra que não estava há espera, existem várias ideias que deve considerar.

1. Evite os Depósitos a Prazo e Produtos de Poupança inferiores a 1% 📦

Depósito a Prazo Santander

O mais certo é que a esta altura esteja a aplicar ou tenha dinheiro em Depósitos a Prazo, Certificados de Aforro e outros produtos de poupança, no entanto, a realidade é que 99,9% das opções disponíveis de poupança pagam muito abaixo da inflação. Ou seja, depois de descontar o valor da inflação, vai acabar mesmo por não ganhar dinheiro.

Não se deixe enganar. Só porque não existe risco de perda de capital, não quer dizer que compense. Com o capital disponível, deve tentar rentabilizar da melhor forma.

Se mesmo assim está interessado em constituir um Depósito a Prazo para as suas poupanças, deve fugir de bancos como o Millennium BCP, Novo Banco, Santander e BPI. Normalmente Bancos mais pequenos, como o Banco BIG ou o BNI Europa costumam ter Depósitos a Prazo com melhores taxas de juro.

Depósitos a Prazo no BNI Europa

Qualquer que seja a sua decisão, tenha em conta que deve considerar diversificar, pois só dessa maneira poderá obter um melhor retorno para o seu capital. Colocar todos os “ovos” num só lugar, não é boa ideia.

2. Investir num PPR (Plano Poupança Reforma) 🧰

Plano Poupança Reforma PPR

Com os principais produtos de poupança a oferecer um retorno muito próximo de 0% ou abaixo da inflação, cada vez mais pessoas estão a optar por um PPR (Plano Poupança Reforma) para poupar até à sua reforma, sobretudo porque têm um retorno variável.

Outra vantagem dos PPR é ajudar a pagar menos impostos. Deve declarar no IRS.

Existem diferentes tipos de PPR, com riscos variados, por essa razão, antes de escolher deve analisar onde o capital é investido. Normalmente, uma parte do capital é investido na Bolsa de Valores.

Pode subscrever um PPR em Bancos, Companhias de Seguro e em algumas corretoras.

3. Investir na Bolsa de Valores 📈

Investir na Bolsa de Valores

Cada vez mais pessoas estão a investir na Bolsa de Valores e pelos vistos está a correr bem, porque apesar das quedas no início do confinamento imposto em muitos países, as ações norte-americanas não só recuperaram das quedas, como estão a fazer novos máximos.

Investir tem riscos.

Empresas como a Amazon, a UBER, a Nike, a Microsoft, entre outras grandes empresas norte-americanas, beneficiaram com o coronavírus. Os seus negócios cresceram mais rápido e nas próximas apresentações de resultados vão revelar várias surpresas.

Para comprar e vender ações, pode usar a corretora XTB. A imagem abaixo é da plataforma de negociação disponível gratuitamente para todos os investidores.

Como comprar ações da Microsoft

A corretora XTB tem uma plataforma de negociação bastante completa, com gráficos em tempo real e muitas funcionalidades, que a tornam numa escolha interessante.

Se está a pensar em usar o seu Banco para investir na Bolsa, não o faça. Os Bancos cobram comissões absurdas e não são eficientes.

4. Comprar ETFs 📊

Comprar ETFs Bolsa de Valores

Além das ações, muitas pessoas estão a optar por investir em ETFs (Exchange Traded Funds). A sigla parece algo do outro mundo ou uma coisa estranha, mas afinal é mais simples do que pensa.

Investir tem riscos.

Os ETFs são semelhantes a fundos de investimento, mas são negociados em Bolsa. Ou seja, a qualquer momento pode comprar e vender como se fossem ações. Cada ETF tem um objetivo diferente, mas os mais populares são os ETFs que replicam o índice S&P500.

Análise à DEGIRO

Através da corretora DEGIRO pode encontrar centenas de ETFs disponíveis, com comissões grátis ou comissões muito baixas. Existem ETFs que replicam o índice S&P500, o setor do petróleo, o setor do ouro, etc. A lista é grande.

Se está a pensar em usar o seu Banco para investir em ETFs, não o faça. Os Bancos cobram comissões absurdas e não são eficientes.

5. Investir em Empréstimos 💵

Investir em Empréstimos Online

Outra ideia que tem cada vez mais adeptos nesta altura, é investir em sites de financiamento coletivo. Hoje em dia existem vários sites e com diferentes nichos de mercado.

Investir tem riscos.

Os mais populares são a Bondora e a Housers. Na Bondora está a investir em empréstimos de várias naturezas, enquanto na Housers pode investir em projetos imobiliários e receber juros, como explicado no artigo como investir na housers.

Esperamos que tenha gostado destas ideias de maneiras de coisas a fazer com as suas poupanças, para ultrapassar este momento de uma melhor maneira. Se tem alguma dica extra que acredita que vale a pena partilhar, envie-nos para que possamos adicionar aqui.

Este é o momento certo. Pare de adiar!