Conheça ao pormenor o Orçamento de Estado 2014. São várias as alterações propostas para evitar o segundo resgate de Portugal. Saiba o que muda!
Depois do Governo não ter cumprido o défice acordado com a Troika, graças a todos os problemas financeiros e económicos do país, como os swaps e a sua dívida excessiva, foi necessário criar novas medidas para o aumento das receitas e a diminuição da despesa pública para 2014. Com o objetivo de alcançar a meta do défice de 4% em 2014, várias medidas foram planeadas. Continue lendo para aceder a todas as medidas do Orçamento de Estado e saber como vai mudar a sua vida.
Lista de Medidas OE 2014
Para este novo orçamento, o Governo está a planear o lançamento do Orçamento do Cidadão em formato online, que não nada mais do que uma forma simplificada do Orçamento de Estado 2014, onde os portugueses poderão consultar e perceber as medidas adotadas, num documento entre 15 a 20 páginas (o Orçamento de Estado de 2014 possui 237 páginas).
A apresentação do OE 2014 foi feita a 15 de outubro de 2013 pela parte do Governo à Assembleia da República, no entanto a sua publicação em Diário da República está prevista para o final de 2013, sendo que entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2014. Conheça as medidas:
- Reajustamento dos salários do setor público, através de uma tabela remuneratória única.
- Redução do pessoal em 2% nas autarquias e 3% nas empresas públicas.
- Subsídio de natal volta a ser pago em duodécimos aos funcionários públicos e pensionistas.
- Aumento do imposto único de circulação nos carros a gasóleo.
- Cortes nas pensões de sobrevivência acima de 2000 euros, se acumuladas com uma segunda reforma.
- Nova tabela salarial na função pública, com corte de 2.5% a 12% nos salários.
- Aumento da idade de reforma para os 66 anos de idade.
- Diminuição do imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) de 25% para 23%.
- Aplicação de um taxa sobre as rendas da energia.
- Corte de 0,3% na despesa primária dos ministérios.