O que são o VAR e TIR?

Calcular rentabilidade de negóciosSaiba o que são as siglas VAR e TIR. Descubra porque este dois valores são bastante importantes. Calcule a rentabilidade da sua ideia!

Num projeto empresarial, antes de investir dinheiro é importante analisar a possível rentabilidade do projeto e sobretudo se é viável ou não. Quando se forma uma empresa, é necessário investir capital e também é esperado que se obtenha uma rentabilidade ao longo do anos. Esta rentabilidade deve ser maior ao menos do que um investimento de baixo risco (por ex.: obrigações do Tesouro, certificados de aforro ou depósitos a prazo). Caso contrário, é melhor investir o seu dinheiro nesses produtos de baixo risco em vez de dedicar o seu tempo e esforço a criar um negócio que desde o início já dá para ver que não é rentável. Continue lendo para aceder ao guia completo sobre VAR e TIR.

Guia de rentabilidade de negócios

Os dois parâmetros utilizados na hora de calcular a viabilidade de um projeto são o VAL (Valor Atual Real) e a TIR (Taxa Interna de Retorno). Ambos os conceitos se baseiam no mesmo, e é a estimativa dos fluxos de caixa que a empresa irá ter (simplificando, lucros menos gastos).

Se temos um projeto que requer um investimento X e nos vai gerar fluxos de caixa positivos Y ao longo de Z anos, haverá um ponto em que recuperaremos o investimento X. Mas claro, se em vez de você investir o dinheiro X num projeto empresarial, você tivesse investido num produto financeiro, também teria um retorno do dito investimento. Para isso, aos fluxos de caixa é importante retirar a taxa de juro que poderíamos obter com esse dinheiro, isto é, atualizar os lucros futuros à data atual. Se a este valor descontarmos o investimento inicial, obtemos o Valor Atual Real do projeto.

Por exemplo, para fazer uma estimativa dos lucros da sua empresa durante cinco anos, para que o projeto seja rentável o valor de VAR terá que ser superior a zero, o que significará que você recupera o investimento inicial e terá mais capital do que se tivesse investido num dos produtos de renda fixa.

Fórmula de cálculo de rentabilidade

A fórmula de cálculo do VAR é a seguinte, onde I é o capital investido, Qn o fluxo de caixa do ano n, r a taxa de juro com que estamos a comparar e N o número de anos do investimento:

fórmula de cálculo VAROutra forma de calcular o mesmo valor, é olhar para a Taxa Interna de Retorno, que seria a taxa de juro em que o VAR passa para zero. Se a TIR for alta, estamos projeto empresarial rentável, o que supõe o retorno do investimento equiparável a uma taxa de juro alta, que atualmente não é possível encontrar no mercado. Contudo, se a TIR for baixa, possivelmente você deveria dar outro destino ao seu dinheiro.

A avaliação de um projeto empresarial deve passar por diversas fases, sendo esta um das fases mais importantes. Além disso, também é necessário saber o tempo que leva a recuperar o investimento que tem no projeto, fazer uma análise custo-benefícios, entre muitas outras análises.

Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *