O que é a Inflação

O que é a InflaçãoSaiba o que é a inflação, tipos e como estabilizá-la. Descubra tudo sobre este termo financeiro bastante usado no dia a dia que toda as pessoas deveriam conhecer.

A inflação é o aumento generalizado e sustentado dos preços dos bens e serviços num país. Para medir o crescimento da inflação são utilizados índices, que refletem o crescimento percentual de um conjunto de bens. Este índice de medição é o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), e mede a percentagem de aumento dos preços de uma cesta básica de produtos e serviços que um consumidor típico compra no país.

Além deste índice, também existem outros índices, como o Índice de Preços ao Produtos, que mede o crescimento de preços das matérias primas. Continue lendo para aceder ao guia financeiro completo.

Guia sobre Inflação

De forma a diferenciar os diferentes casos onde ocorre a inflação nos preços, foram criados os seguintes tipos de inflação: a inflação por consumo ou procura, inflação por custos, inflação auto construída, inflação gerada por expetativas de inflação (ciclo vicioso). Através da leitura do seu nome é possível, logo à primeira vista, ficar a saber quando esses diferentes tipos são usados, no entanto, abaixo você pode encontrar uma definição exata para cada um dos tipos:

  • Inflação por consumo ou procura – Obedece à leia da oferta e procura. Se a procura por bens excede a capacidade de produção ou importação de bens, os preços tendem a subir.
  • Inflação por custos – Ocorre quando o preço das matérias primas (cobre, petróleo, ouro, energia, etc) aumenta, o que faz com que o produtor, tentando manter a sua margem de lucro, aumente os preços dos bens e serviços.
  • Inflação auto construída – Ocorre quando se prevê um forte aumento no preço futuro, e então começa-se a ajustar os preços para que o aumento seja gradua.
  • Inflação gerada por expetativas de inflação (círculo vicioso) – Isto acontece normalmente nos países com um inflação alta, onde os trabalhadores pedem aumentos de salários para contrastar com os efeitos inflacionários, o que gera um aumento dos preços para os empresários, originando um círculo vicioso de inflação.

Como parar a inflação?

Para parar o aumento da inflação, os bancos centrais tendem a aumentar a taxa de juros da dívida pública. Desta maneira aumentam as taxas de juros dos empréstimos ao consumo (cartões de crédito, hipotecas, etc). Ao aumentar os juros sobre o consumo é possível diminuir a procura por bens.

O lado negativo desta política de controlo de diminuir a procura de produtos, é causar a caída da indústria que produz esses bens, o qual pode levar à estagnação da economia e desemprego.

Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *