Coisas a Fazer Quando Mudar de Casa? Siga estes Passos.

Como Mudar de CasaSaiba quais são os passos que deve seguir para Mudar de Casa em Portugal. Não cometa o mesmo erro de novos proprietários. Quando comprar casa, faça isto!

Se comprou uma nova casa ou vai mudar de casa, existem várias coisas que deve fazer. O processo de mudar de casa é mais difícil do que muitas pessoas pensam. Além de ter que mudar todas as suas coisas, de um lugar para o outro. Também tem que tratar da burocracia.

Não cometa os mesmos erros de outras pessoas.

Para que não cometa os mesmos erros de outras pessoas, que mudaram de casa e mais tarde tiveram problemas, decidimos criar uma lista com tudo o que precisa de tratar depois de mudar de casa.

O que fazer Depois de Mudar de Casa?

Com o preço das casas a aumentar, é normal que cada vez mais pessoas optem por comprar casa em vez de alugar casa, porque compensa a diferença de preço. Ao alugar uma casa, estão a pagar por uma coisa que não vai ser sua – e isso torna a diferença ainda maior.

Mesmo com o preço das casas em alta, ainda é possível encontrar apartamentos baratos em Lisboa, por exemplo. Se é uma das pessoas que decidiu mudar, existem várias coisas que deve fazer ou vai ter problemas no futuro.

Estas são as coisas que deve fazer depois de mudar imediatamente de casa:

  1. Alterar a morada fiscal – Quando muda para uma nova morada, é obrigatório alterar a morada do seu cartão de cidadão, carta de condução e do documento único automóvel. Pode alterar a morada do cartão do cidadão online, no Portal do Cidadão ou dirigindo-se a um balcão de notariado. No caso de fazer online, terá que comprar um leitor de cartões, que custa entre 10 a 15 euros e está disponível na Fnac ou Worten. Ao alterar a morada do Cartão de Cidadão, a informação é atualizada automaticamente na carta de condução.
  2. Registar a mudança no documento único automóvel – Para mudar a morada no livrete, vai precisar da fotocópia do Carta de Condução já com a morada atualizada, um certificado de matrícula e um requerimento do Registo Automóvel devidamente preenchido. Pode fazer presencialmente no Instituto dos Registos e Notariado (IRN) ou no portal Automóvel Online. Este processo tem um custo de 65 euros em média.
  3. Pedir a reexpedição de correspondência postal – Para que não receba cartas na sua morada antiga, deve ir aos CTT fazer um pedido de reexpedição para a nova morada. É necessário preencher o formulário disponível no site dos CTT e entregar no máximo com três dias de antes de se mudar.
  4. Transferir pacote de telecomunicações para nova morada – Os pacotes MEO, NOS e Vodafone estão associados a uma morada. Ao mudar de casa, pode cancelar o pacote, no caso de já ter passado a data de fidelização ou pedir a mudança de morada.
  5. Atualizar seguros – Se tem seguros, como por exemplo, seguros de saúde, seguro automóvel, etc, deve mudar de morada. Pode implicar custos extra, no caso de a nova morada ser considerada pela seguradora, como uma zona de maior risco.
  6. Pedir isenção do IMI – Se pretende ou é elegível para solicitar a isenção do IMI, o pedido só pode ser realizado depois da nova morada estar alterada no Portal das Finanças. O pedido deve ser feito num prazo máximo de 60 dias depois da escritura.
  7. Acesso a cuidados de saúde na nova área de residência – Se quer ter acesso ao Centro de Saúde da sua nova área de residência, deve deslocar-se ao Centro de Saúde e efetuar o registo. Vai ser necessário levar consigo o seu Cartão de Cidadão, o Cartão de Beneficiário da Segurança Social (caso ainda não tenha CC) e um comprovativo de morada.
  8. Notificar o banco – Deve notificar todos os Bancos ou Instituições Financeiras onde tem conta, para que alterem a sua morada.
  9. Recenseamento – Não é necessário fazer nada. A partir do momento em que atualiza a morada no Cartão de Cidadão, a transferência é automática. Numa data próxima das eleições, deve se dirigir à Câmara Municipal e saber qual será a sua mesa de voto.
  10. Dístico de residente – Se a sua nova morada é em Lisboa ou noutra cidade, onde não tem garagem e a única maneira de estacionar o seu automóvel é na rua, num lugar pago, deve pedir o dístico de residente. Mas, só o pode fazer depois de alterar a morada no Cartão de Cidadão. Dependendo da zona da sua nova residência, há entidades que tratam disso, como por exemplo a EMEL para Lisboa ou a Câmara Municipal noutras cidades.
  11. Comunicar nova morada no emprego – Deve avisar a mudança de morada no Departamento de Recursos Humanos ou ao seu Patrão, para que as suas informações estejam atualizadas e estejam certas com o que declara nas finanças.

São muitas coisas para tratar, por isso, despache-se e faça nos próximos dias. Depois de tratar de tudo isto, vai se sentir com o sentimento de trabalho feito. Não perca mais tempo!

Se ainda não mudou de casa e quer viver em Lisboa, aproveite agora, porque vários especialistas dizem que o preço dos imóveis pode aumentar bastante. Siga as dicas em como comprar apartamento em Lisboa, sem ter que ir à falência ou pagar mais do que vale.

Partilhe este artigo, para que outras pessoas também saibam o que fazer!