O que é o P2P Lending?

P2P LendingSaiba de uma vez por todas, o que é o P2P Lending? Como funciona? Pode ser uma alternativa para Investir Dinheiro ou Pedir Dinheiro Emprestado.

O Peer-to-peer lending, mais conhecido por P2P lending ou Empréstimos Coletivos, é a prática de emprestar dinheiro a pessoas ou empresas através da Internet, usando sites que conectam que quer emprestar dinheiro e quem precisa de um empréstimo. Como é tudo tratado através da Internet, é possível baixar os custos em comparação com os Bancos e Instituições Financeiras que prestam serviços de Crédito.

Desta forma, quem quer emprestar dinheiro pode receber um retorno superior em comparação com produtos de investimento ou poupança dos Bancos, enquanto quem pede dinheiro emprestado pode pagar uma taxa de juro inferior. Vale a pena lembrar que existem sempre o risco de quem pediu dinheiro, não conseguir pagar.

Como funciona o P2P Lending?

Também conhecido por crowdlending, a maior parte dos empréstimos P2P podem ser considerados como Empréstimos Pessoais com risco, embora também seja possível emprestar dinheiro a empresas. Os Créditos Seguros são os Créditos que têm um colateral e são usados para comprar casas, edifícios, carros, jóias, etc.

As taxas de juro podem ser definidas por quem empresta dinheiro, através do modelo de licitação reversa, ou seja, é definida a taxa de juro pelo site ou empresa/pessoa que precisa de dinheiro e os investidores licitam a taxa de juro que pretendem receber por emprestar dinheiro.

AVISO: Nunca invista dinheiro que necessita imediatamente, porque vai tomar más decisões. Performance passada não é garantia de resultados futuros. O seu capital pode estar em risco.

Quando acabar o prazo de licitação, a empresa ou pessoa que vai receber o empréstimo decide quais são as licitações que aceita. É possível licitar o valor da taxa de juro indicada, acima ou abaixo.

P2P lending ou Crowdlending em Portugal

Os investidores em Portugal, sobretudo os Millennials, estão sempre à procura de oportunidades ou maneiras de fazer as suas poupanças crescer. Não é nenhuma mentira que os Depósitos a Prazo da maior parte dos Bancos nacionais está abaixo da inflação, o que significa que está a perder dinheiro.

O crowdlending em Portugal está a se tornar popular.

Em Portugal existem duas plataformas de crowdlending populares, a Raize e a Portugal Crowd.

A Raize (www.raize.pt) é uma plataforma de empréstimos P2P usada por empresas de todo o país, incluindo ilhas, para receber financiamento. A Raize aceita empréstimos desde 20€.

Raize

A Portugal Crowd (www.portugalcrowd.pt) é uma plataforma de empréstimos coletivos dedicada a pessoas interessadas em investir dinheiro em imóveis. Aceita empréstimos desde 50€.

PortugalCrowd

Para os investidores interessados em investir dinheiro em plataformas de empréstimos coletivos europeias, existem alternativas como a Bondora ou a Estateguru. É uma questão de fazer as contas e decidir onde investir dinheiro.