O que é Lavagem de Dinheiro

Lavagem de DinheiroSaiba o que é a Lavagem de Dinheiro. Tudo sobre este termo cada vez mais popular no mundo dos negócios e no mercado financeiro.

A lavagem de dinheiro é uma prática, que se realiza há vários anos, de maneira fraudulenta. A ideia central da lavagem de dinheiro, é o branqueamento do dinheiro obtido de forma ilícita.

A maior parte dos dinheiro ou capitais obtidos desta maneira, são provenientes de atividades ilícitas ou punidas pela lei. Como por exemplo, o tráfico de drogas, de armas, terrorismo, fraudes multinível, esquemas Ponzi, entre outras. No geral, quem se dedica a este negócio, realiza atividades empresariais paralelas, como negócios lícitos, os quais são usados para “limpar” o dinheiro e circular de forma lícita pelo sistema financeiro do país.

Guia sobre Lavagem de Dinheiro

De uma maneira geral, os criminosos que se dedicam à lavagem de dinheiro ou ao branqueamento de capitais, fazem-no através de Bancos ou Entidades financeiras, usando sempre empresas fantasma para aldrabar de onde vem o dinheiro.

O conceito de lavar dinheiro refere-se à atividade que se desenvolve para encobrir a origem dos fundos obtidos mediante atividades ilegais. O objetivo da lavagem (também conhecida por branqueamento) é que o dinheiro apareça como fruto de uma atividade económica ou finaneira legal.

O modus operandi destes burlões baseia-se em distribuir o dinheiro (sujo) por várias contas bancárias. Mas não se ficam por aqui. Também criam negócios de fachada, para fazer circular a maior parte do dinheiro (sujo), como por exemplo, restaurantes, stands automóveis, loja de jóias, discotecas, entre outros tipos de negócios.

A ideia central ao usar um negócio de fachada, é de camuflar o mais possível a lavagem de dinheiro. Para isso, são usados negócios tradicionais que não chamam muito à atenção, para justificar o enriquecimento ilícito. Em último caso podem comprar bens em dinheiro efetivo.

Para travar os esquemas de lavagem de dinheiro, vários governos têm organismos especializados no combate ao branqueamento de capitais, além dos Bancos serem obrigados a sinalizar clientes que transfiram ou depositem valores muito elevados sem justificação.

AVISO: Nunca invista dinheiro que necessita imediatamente, porque vai tomar más decisões. Performance passada não é garantia de resultados futuros. O seu capital pode estar em risco.

Etapas do processo de lavagem de dinheiro

Etapas do processo de lavagem de dinheiro

Com as novas tecnologias e a partilha de informação entre as Finanças, Bancos e outras entidades, cada vez mais é difícil esconder dinheiro ilegal. Por essa razão, se está a pensar em cometer algum crime relacionado, não vale a pena perder tempo.