Definição de Empresa

Vida de uma empresaSaiba qual é a definição correta para empresa. Encontre o significado desta palavra aqui, no Negócios e Dinheiro. Melhore a sua educação financeira!

Uma empresa é uma entidade económico-social, integrada por pessoas, bens materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Para isso, faz frente aos fatores produtivos (trabalho, imobiliário e capital). As empresas podem ser classificadas segundo a atividade económica que desenvolvem. Assim, podemos encontrar empresas do setor primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como as agrícolas, pesqueiras ou pecuária), o setor secundário (dedicadas à transformação de bens, como as industriais e a construção) e o setor terciário (empresas que se dedicam à oferta de serviços ao comércio). Continue lendo para conhecer melhor a definição de empresa.

Outra classificação válida para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma só pessoa) e de capital societário (constituídas por várias pessoas ou sócios). Neste último grupo, as sociedades por sua vez podem ser anónimas, de responsabilidade limitada e de economia social (cooperativas), entre outras.

As empresas também podem ser definidas segundo a titularidade do capital. Assim, podemos encontrar empresas privadas (em que o seu capital está na mão de particulares), públicas (controladas pelo Estado), mistas (com capital partilhado entre particulares e o Estado), e empresas de autogestão (o capital é propriedade dos trabalhadores).

A administração de empresas, por sua parte, é uma ciência social que se dedica ao estudo da organização destas entidades, analisando a forma como são geridos os recursos, processos e resultados das suas atividades.

Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *