Como funcionam os avales bancários

Aval BancárioSaiba como funciona o aval do banco. É muito comum adiantar-se no mundo dos serviços financeiros sem conhecer realmente como operam, e o significado de alguns termos.

Um dos termos que é mais comum ouvir falar e pouca gente sabe isso o que é, são os avales bancários. O aval é um compromisso voluntário e unilateral de pagamento a favor de um terceiro (beneficiário), em que esta terceira pessoa incorreu numa determinada dívida, que embora seja diante uma instituição financeira, pessoa que emprestou dinheiro, casa de credores, ou bem, pelo arrendamento de uma vivenda. A aval não é mais do que uma garantia de pagamento. É considerado como um contrato. Continue lendo para descobrir mais sobre este assunto financeiro que está presente em todos os créditos.

Guia Aval Bancário

Como o aval bancário é considerado como um contrato, tem como interveniente três pessoas: o avalista (ou fiador), o beneficiário e o sacado. Como para si estes termos podem parecer chinês ou simplesmente não saber bem a definição de cada um destes intervenientes, vamos passar a explicar melhor cada uma dessas pessoas:

  • o Sacado – É a pessoa natural ou jurídica que emite o contrato de aval. Basicamente é quem procura a garantia pelo crédito ou bem que foi dado a um terceiro.
  • o Beneficiário – É a pessoa física ou jurídica que contraiu com o avalista uma obrigação de pagamento.
  • o Avalista (ou fiador)– É quem responde e se compromete  com o pagamento de todas as obrigações contraídas em lugar do beneficiário, caso o mesmo não cumpra com o pagamento. O aval é um contrato público, o que significa que é firmado no notário. O normal é que o contrato se realize por meio de um notário do próprio avalista. Mas também é possível que realize de outra forma, sendo que a entidade financeira e o cliente os responsáveis por decidir.

Existem dois tipos de avales

  1. Avales Pessoais – Os emitidos são as pessoas físicas naturais. Os avales pessoais são normalmente usados em créditos hipotecários e de consumo, geralmente os escolhidos como avalistas são os familiares ou amigos. Este tipo de aval é gratuito, ou seja que o titulo do empréstimo não precisa de pagar ao avalista para que este se comprometa a tal.
  2. Avales Bancários – Os avales bancários são quando, quem se compromete a responder em caso de incumprimento do beneficiário é uma entidade financeira, geralmente um banco. Os banco são os avalistas para terceiros. Ultimamente estes são muito comum em contratos de arrendamento de casas (Aval por aluguer), o proprietário, prevendo que o inquilino não pague, abandone a casa antes do final do contrato ou faça danos na casa, solicita, além da fiança, um aval bancário equivalente ao aluguer, que geralmente é de 6 meses ou mais.
Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *