Como funciona o Cartão de Crédito

Dicas Cartões de CréditoSaiba como funciona um Cartão de Crédito, cuidados que deve ter, benefícios e tipos de cartões disponíveis. Encontre o melhor guia online sobre este meio de pagamento de compras e serviços.

Os cartões de crédito converteram-se num meio de pagamento essencial na vida quotidiana da maior parte das pessoas e mudou completamente a forma de gerir as suas finanças pessoais. Quase sem se dar conta, os portugueses têm em média três cartões diferentes na sua carteira. Diante destes valores, não é de estranhar que sejam realizadas todos os anos milhares de operações de pagamento e levantamento de dinheiro.

Guia completo sobre Cartões de Crédito

Para você entender melhor todo este conceito sobre cartões de crédito, benefícios e proteger-se contra os perigos associados com este meio de pagamento, mais abaixo apresentamos diversas seções com informação útil para si. Aproveite também para partilhar com os seus amigos e familiares. Ajude-os a poupar dinheiro!

Embora a maioria dos cartões de crédito opere de forma muito similar, existem diferentes formas de pagamento e como aceder a esse crédito, o que faz com que existam os diferentes tipos de cartões:

  • Cartão de crédito clássico – São os mais usados, os Visa, Mastercard ou American Express que qualquer pessoa tem na sua carteira. Onde 100% do crédito é cobrado no fim do mês, isto é, todo o dinheiro emprestado é devolvido passado um mês (ou dois) desde o momento da compra. O capital em dívida durante esse período não tem juros. No entanto, caso você não disponha de dinheiro na conta bancária, terá que pagar juros como parte do empréstimo. O crédito normalmente oscila entre os 600 e 1.200 euros por mês.
  • Cartão de ouro ou platina – Funciona exatamente igual aos cartões de crédito convencionais, contudo a linha de crédito é muito maior e os clientes têm direito a uma série de serviços adicionais, como seguro de viagem, entre outras coisas. Teoricamente estes cartões são destinados aos clientes VIP ou que usem frequentemente o cartão.
  • Cartão de pontos – Trata-se de cartões de crédito que oferecem vantagens adicionais, como por exemplo, programas de pontos para ganhar viagens grátis, poupar dinheiro em gasolina ou descontos em marcas.
  • Cartão de crédito virtual – O seu funcionamento é similar aos cartões tradicionais de pré pagamento, no entanto, a sua principal diferença é que não existe suporte físico. É utilizado no comércio online ou em sites como o PayPal.

AVISO: Nunca invista dinheiro que necessita imediatamente, porque vai tomar más decisões. Performance passada não é garantia de resultados futuros. O seu capital pode estar em risco.

Benefícios e perigos dos cartões

O benefício mais evidente dos cartões de crédito é a possibilidade de aceder a uma quantidade de dinheiro que você não tem no momento, sem ter que solicitar um empréstimo. Assim, se tiver um gasto imprevisto a meio do mês e não dispõe de liquidez para poder pagar, pode usar o seu cartão de crédito, estando consciente de que no próximo mês terá o dinheiro na sua conta para liquidar a dívida.

O crédito oferecido pelo dinheiro de plástico pode ser muito útil tanto para empresas como para particulares na chamada gestão de fluxos de caixa (dinheiro que entra e sai). É possível gerar rendimentos com o dinheiro na conta enquanto você usa-o como empréstimo durante um mês sem taxas de juros, no entanto também é uma operação que supõe uma série de riscos evidentes. É mais claro de todos é a possibilidade de terminar endividado sem dar-se conta. O maior “convite” do descontrolo financeiro (gastar mais do que se tem) é precisamente a maior crítica dos cartões. Sem contar que a estes gastos, é necessário adicionar custos fixos e comissões para determinadas operações, como em qualquer outro produto financeiro.