10 Conselhos para Aprender a Negociar

Aprender a NegociarAprenda 10 Conselhos para Aprender a Negociar e tornar-se num mestre das negociações. Saiba como ter sucesso nos negócios ao dominar e aprender como negociar.

Neste artigo vou partilhar consigo alguns conselhos que deve aprender e aplicar, para que se torne num negociador experiente, pois tornar-se num bom negociador definitivamente atrai dinheiro e faz bem ao seu negócio.

Mas, o que é negociar? Conceptualmente, entende-se como negociar, o processo por meio do qual pelo menos duas partes entram em acordo sobre as vantagens individuais de cada um, tanto de âmbito comercial, interpessoal ou de qualquer outra índole.

Quando abre um negócio praticamente está a negociar todo o tempo: negoceia ao comprar, negoceia ao vender, negoceia as condições com os seus trabalhadores, negoceia as opções de crédito, negoceia os prazos, negoceia o dinheiro, etc. Basicamente, você negoceia mil e uma coisas durante o dia e por isso é que deve aprender como melhorar drasticamente os seus resultados.

  1. Deve estar sempre atento – Uma vez que compreenda que tudo é uma negociação, deve estar atento e assegurar-se que obtém sempre excelentes vantagens e benefícios com os seus negócios. Quando está ao telemóvel, quando reune-se com um cliente, quando envia pedidos, está sempre a negociar e isso deve refletir a sua atitude e mentalidade como a dos seus colaboradores.
  2. Assegure-se antes de decidir – As negociações muitas vezes envolvem temas que não deve necessariamente dominar na perfeição. Antes de tomar decisões assegure-se de consultar os experts na matéria. Por exemplo, um tema fiscal exige um auditor que seja um bom profissional em finanças. Um tema de produção com um engenheiro e um tema de condições laborais com um especialista em recursos humanos. Não significa que toda a gente trabalhe para si, mas pode manter uma boa base de contactos que lhe ajudem a ter sucesso nas negociações.
  3. Procure um clima agradável – Um tema de negócios é sempre mais fácil de resolver num ambiente agradável. Um almoço, lanche ou café pode ser facilitadores para as suas reuniões de negócios. Reunir-se para uma decisão importante num escritório com um ambiente stressante nem sempre é o mais recomendado. Por alguma razão os grandes homens de negócios tomam as suas decisões mais importantes em campos de golf.
  4. Aplique sempre o princípio ganhar-ganhar – Procurar vantagens e obter benefícios excelentes para o seu negócios não tem necessariamente que significar que sai a perder. Dito isto, as melhores negociações são aquelas onde ambas as partes percebem um grau de sucesso e podem declarar a negociação como justa. Segundo este princípio, algumas vezes pode adotar a postura de perde-ganha, mais isto só é aceite quando quer conservar a relação e porque está muito acima de qualquer benefício económico.
  5. Aprenda a escutar – Um bom negociador é um bom ouvinte. O processo requer análises com profundidade e conhecimento dos argumentos apresentados pela outra parte. No ato de ouvir poderá encontrar oportunidades para argumentar e pedir a seu favor. Este princípio está relacionado com as técnicas de venda na qual tem como objetivo vender qualquer coisa.
  6. Seja controlado – O controlo é um virtude dos grandes negociantes. O controlo fala de controlar-se, e não apressar as coisas, deve escutar antes de falar, não ficar chateado ou cair em desespero. Muito menos render-se. É manter sempre o controlo mesmo quando a outra parte quer provocar-lhe. Se aprender a manter o auto-controlo, tem vantagem no terreno dos negócios.
  7. Nunca dê tudo desde o princípio – Um mau negociador é aquele que entrega todas as suas vantagens e facilidade sem que lhe peçam. Negociar é ir passo a passo, é dar e receber. Planeie a sua oferta gradualmente e dentro dos seus limites previamente analisados. Evite chegar a situação de tudo ou nada, pois isto não fecha bem ou não deixa saídas que beneficiem ambos.
  8. Trabalhe as relações interpessoais – Isto fala-nos sobre preparar o campo da ação. É muito mais fácil negociar com alguém com quem percebe ou tem uma empatia, do que com um total desconhecido. Mantenha as relações com eficácia. Esteja atento, divertido e crie um clima agradável para tomar decisões.
  9. Seja fiel aos seus valores e princípios – Isto é uma prioridade fundamental que pode ser o sinal de alarme quando uma negociação não é conveniente e deve ser abandonada. Sempre que detete alguma ameaça nos seus princípios morais, éticos ou comerciais, deve abandonar de uma forma simples e cordial o processo de negociação. Quando tem claro que esse princípio compreenderá que neste tipo de situações, ganha muito mais do que o negócio em especial, do qual estava tratando economicamente.
  10. Feche a negociação criando um compromisso – O processo de negociação baseia-se em palavras, mas os acordos deve ser feitos formalmente através da assinatura de algum documento, ata, email ou qualquer elemento físico que comprometa ambas as partes do acordado.

Não se esqueça que, aprender a negociar é uma habilidade que transforma os seus negócios pequenos em grandes negócios. As técnicas de negociação aplicadas adequadamente podem fazer a diferença entre algumas vendas e podem trazer um bom retorno. E que outras dicas aplicaria?

Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *