O que é o Franchising?

FranchisingAprenda o que é o franchising, como funciona e as vantagens. Muitas marcas usam este plano de negócios, para ter uma rede massiva de lojas. Descubra porquê!

O mais certo é que antes de chegar até esta página, tenha pesquisado por “o que é o franchising?“, “como funciona o franchising?” ou outros termos comuns. Antes de responder sobre o que é, como funciona e as vantagens, é preciso entender o que significa o termo franchising.

O franchising ou franchise consiste num negócio em parceria, no qual uma empresa (franchisador) ensina a um terceiro (franchisado) o seu conceito de negócio, permitindo-lhe que utilize a marca, ensinando os seus métodos de gestão, a sua fórmula de negócio e prestando-lhe apoio contínuo. Em alguns casos tem o direito de revender em exclusivo os seus produtos numa determinada região. O McDonald’s, as agências imobiliárias Century21 ou Remax, são um bom exemplo de um negócio de franchising.

Será que compensa? Nós explicamos melhor o Franchising

O franchising é a maneira mais segura de criar um negócio, pois o franchisado já recebe um negócio comprovado, operacional e administrativamente legal, obtendo os benefícios de uma economia de escola que não poderia obter com um negócio independente, sem falar na publicidade centralizada e, sobretudo, na experiência acumulada do franchisador, o qual evita a passagem por uma curva de aprendizagem às suas próprias custas e, ainda assim, e ter o risco de falhar nos negócios.

Basicamente, o franchisador expande o seu negócio e recebe royalties, ou seja, um valor mensal, fixo ou uma determinada percentagem sobre a facturação de cada franchisado.

O franchisado compra o direito para abrir uma loja, o chamado direito de entrada, uma espécie de jóia paga pelas vantagens de se tornar membro de uma cadeia já estabelecida no mercado e usar a marca.

É uma negócio positivo para ambas as partes! As empresas criam uma marca global e líder, enquanto os empreendedores (franchisados) recebem um negócio pronto a abrir que funciona.

Vantagens do Franchising

O franchising é um negócio que tem várias vantagens para os donos do franchise, mas também, para os empreendedores que querem abrir um negócio:

  • Capital mínimo de investimento
  • Solução de negócio chave na mão
  • Empreendedores motivados
  • Expansão rápida
  • Poder de compra
  • Estratégia de saída
  • Fonte de ideias
  • Flexibilidade

[etoro_copiar_traders]

O que é mais importante no Franchising?

Antes de escolher um franchising para abrir um negócio na sua rua, freguesia ou cidade, deve ter em conta os seguintes itens:

  1. Rentabilidade
  2. Apoio
  3. Experiência
  4. Aprendizagem
  5. Sistematização
  6. Acessibilidade
  7. Originalidade
  8. Adaptabilidade
  9. Atração comercial
  10. Compromisso

Agora que sabe o que é, como funciona e as vantagens de abrir um franchising, está na hora de procurar por negócios de franchising que possam ser boas oportunidades de negócio.