História Completa do Esquema Ponzi 65 Biliões de Dólares de Bernie Madoff

Bernie MadoffDescubra ao detalhe como foi criado este Esquema em Pirâmide. Esta fraude financeira foi criada por Bernie Madoff e tinha um total de 65 Biliões de Dólares!

Numa tarde fria em dezembro de 2008, o lendário gestor de investimentos Bernie Madoff revelou uma verdade chocante aos seus filhos Mark e Andrew e à sua mulher Ruth. No início dessa semana, Bernie falou com o seu filho Mark no escritório e anunciou que a sua empresa não conseguiria pagar os cerca de 7 biliões de dólares no valor de resgates de clientes devido ao colapso da economia mundial. Esta informação foi bastante chocante para Mark, porque ele sabia que a empresa geria entre 40 a 65 biliões de dólares em dinheiro de clientes, por isso não seria o fim do mundo. Bernie ainda surpreendeu o seu filho ao dizer que a empresa ia avançar com o pagamento de 170 milhões de dólares em bónus da empresa, que tinha sido anunciado três meses antes. Esses anúncios simplesmente não faziam sentido. Continue lendo para saber como Bernie Madoff começou o esquema em pirâmide, quem perdeu dinheiro e quando tudo acabou.

A História Incrível sobre a maior fraude financeira

Como é que a empresa de investimentos de Madoff, que era um dos líderes da indústria de gestão financeira e já tinha quase 50 anos de experiência, não poderia cumprir as obrigações básicas de pagamento aos seus clientes, mas poderia pagar bónus? A 10 de dezembro de 2008 Bernie Madoff foi confrontado e confessou que “não restou nada” e que o negócio era “apenas uma grande mentira… basicamente, um esquema Ponzi gigante”. Nesse dia, mais tarde, Mark e Andrew telefonaram para o FBI e disseram toda a verdade. No dia seguinte, a 11 de dezembro de 2008, Bernie Madoff foi preso por orquestrar o maior Esquema Ponzi da história. A fraude fez evaporar biliões de dólares de riqueza e tornou o mundo dos investimentos mais perigoso. O esquema de Madoff foi a fraude que durou mais tempo, chegou mais longe e fundo do que qualquer outro esquema similar na história da humanidade. Mas como Madoff conseguiu atrair bastante confiança, dinheiro e poder, e como tudo correu mal?

Bernie Madoff criou a sua pequena empresa de trading em Wall Street em 1960, com o objetivo de negociar ações otc (over-the-counter). Ele começou com $5000 que ele ganhou trabalhando como nadador-salvador. Ele também pediu emprestado $50,000 ao seu sogro, Saul Alpern, para criar oficialmente a empresa Bernard L. Madoff Investment Securities LLC. O seu sogro foi fundamental para lhe ajudar a fazer crescer o negócio nos primeiros anos. Alpern trabalhava como contabilista e recomendou diversos dos seus clientes e amigos para a nova empresa de Madoff.

Bernard L. Madoff Investment Securities LLC

Bernard L. Madoff Investment Securities LLC

Durante as décadas seguintes, a sua empresa cresceu bastante. Ninguém tem a certeza quando é começou a enganar os seus clientes, mas muitos suspeitam que começou em 1970, mas em 1989, Madoff já era responsável por mais do que cinco por cento do volume de negociação na Bolsa de Valores New York Stock Exchange. Ele inovou na informatização do trading e tornou-se rápido numa das pessoas mais bem pagas de Wall Street. Ele era considerado como um visionário, que conseguiu uma boa média de retornos para os seus clientes. No início dos anos 90, ele ajudou a fundar a NASDAQ. Não muito tempo depois, ele criou o Ascot Partners, o fundo de investimento que foi uma grande fraude desde o início.

Como todo o mundo sabe agora, a empresa Bernard L. Madoff Investment Securities LLC foi o esquema Ponzi maior e que durou mais tempo em toda a história. Esta fraude fez desaparecer mais de 17 biliões de dólares de centenas de clientes. E não eram apenas clientes milionários. Muitos desses clientes eram instituições de caridade, fundações públicas ou fundos de pensões de reforma. A família que tem a equipa de baseball New York Mets perdeu 300 milhões de dólares que foram investidos no fundo Ascot. Um banqueiro privado colocou 10 milhões de um cliente seu no fundo do Madoff algumas semanas antes do esquema Ponzi ter sido revelado. Uma família investiu 100 milhões de dólares com Madoff. Muitas outras pessoas perderam fortunas, incluindo a modelo de 80 anos Carmen Dell’Orefice, que teve perdeu todas as suas poupanças neste esquema, e forçou-a a voltar novamente a trabalhar.

No total, Madoff orquestrou um esquema com um valor superior a 65 biliões de dólares de falsos juros por mais de 20 anos. Muitas pessoas e instituições de todo o mundo perderam dinheiro. Desde Manhattan a Plam Beach, de Hollywood à Europa, o esquema de Madoff foi global e ajudou-o a ter uma vida de luxo. Com os lucros desta fraude, Madoff comprou um apartamento em Manhattan, uma mansão em frente à praia em Hamptons, uma quinta na Riviera Francesa, um escritório numa zona cara de Londres, e iates em Nova Iorque, Florida, e no Mediterrâneo.

Bernie Madoff no momento em que foi preso

Bernie Madoff no momento em que foi preso

Depois de ter sido provado que esta fraude era um esquema Ponzi – também conhecido por esquema em Pirâmide – onde os novos investidores garantem os ganhos dos investidores mais antigos, Bernie Madoff foi condenado a 150 anos de prisão. O seu irmão, Peter, ajudou-lhe na gestão dos escritórios da Ascot, e apanhou 10 anos de prisão. A sua mulher Ruth não foi condenada pelo crime, mas ela perdeu quase tudo o que a família tinha. O seu filho, Mark Madoff, enforcou-se a si próprio até morrer no segundo aniversário da prisão do seu pai.

Como se isto já não fosse suficiente, recentemente foram revelados documentos do tribunal, onde ficou provado que Madoff também promovia uma série de orgi*as e encontros sobre o efeito de droga. “Um dos acusados estava num triângulo amoroso com o próprio Bernard Madoff”, segundo várias testemunhas. As testemunhas descreveram um ambiente de escritório onde “vários empregados da Madoff Securities e clientes – incluindo testemunhas, réus e outros – estavam envolvidos em relacionamentos românticos ou sex*ais”, um com o outro.

Bernie Madoff capa da revista New York

Bernie Madoff capa da revista New York

Uma ação judicial em 2009 documentava o amor de Madoff por prostitut*s e str*ppers, onde dizia: “a afinidadde de Madoff por acompanhantes, massagistas e funcionárias atraentes era bem conhecido e fazia parte da cultura do escritório, e certas pessoas estavam autorizadas a participar na conduta. Madoff até chegava a enviar dois dos seus funcionários para comprar cocaína para as festas de s*xo.” Um relatório de 2009 alega que “os funcionários tinham encontros até tarde em lugares excitantes – como o sofá do seu patrão”.

O escândalo Madoff parece não conhecer limites. Agora, Bernie Madoff vai apodrecer na cadeira. Além disso, o seu irmão também está preso, o seu filho está morto, e a sua mulher está na desgraçada. O que é que existe no dinheiro e poder que corrompe todas as pessoas? Madoff tinha tudo e ele jogou fora porque a sua ganância e estilo de vida exuberante dominou o senso comum. A lição básica aqui é não mentir, enganar, roubar ou usar drogas. Mais importante ainda, não se tornar no próximo Bernie Madoff.

Agora que você já conhece um dos maiores esquemas em pirâmide da história, é importante que fique longe da TelexFree, LibertaGia e outras pseudo-empresas que prometem pagar um rendimento todos os meses. Todas essas pseudo-empresas são esquemas piramidais!