Saiba quanto dinheiro precisa de ter, para comprar um apartamento de 200 mil euros. Isto é o que ninguém conta!
Com a crise na habitação em Portugal a se tornar cada vez mais insustentável, provavelmente chegou a este artigo porque está numa situação de desespero, em que a última solução é mesmo comprar apartamento. O preço do arrendamento de apartamentos em Lisboa, no Porto e noutras cidades está muito alto, mas mesmo MUITO ALTO. Ao comprar os valores cobrados, na maior parte das vezes, é mais caro alugar um apartamento do que comprar um apartamento com caraterísticas semelhantes.
Como não para de aumentar o número de pessoais, casais ou famílias na mesma situação, decidimos revelar em termos práticos, quanto dinheiro é necessário ter para comprar um apartamento de 200 mil euros recorrendo a um Crédito à Habitação. São poucos os sortudos que têm o dinheiro todo ou alternativa ao seu dispor.
Custo Real de Comprar Apartamento de 200.000 Euros Revelado
São várias as razões que nos últimos anos fizeram o preço dos apartamentos subir bastante e chegar a estes níveis ridículos. Desde o início da pandemia de COVID-19 até a meio do ano de 2023, foi o período em que assistimos a um aumento agressivo no preço das rendas e também no preço dos apartamentos em Lisboa, no Porto, mas também nas periferias.
Um dos principais responsáveis, foi a pandemia de coronavírus, que incentivou muitas pessoas a mudar para uma casa melhor e maior, mas também a imigração descontrolada de brasileiros e indianos, os vistos GOLD, a crescente procura de Portugal pela parte de investidores interessados em criar alojamento local e até de estrangeiros interessados em viver no país e com capital necessário para comprar apartamento sem recorrer a créditos, teve o seu impacto nos preços praticados atualmente.
Tudo isso, resultou em preços muito mais altos. Se a procura aumentou e a oferta de apartamentos para venda continuou igual, normalmente o preço aumenta. É a lei da procura-oferta!
Quanto Dinheiro preciso para um apartamento de 200.000 euros?
Com a loucura em que o mercado imobiliário em Portugal está atualmente, o mais certo é que a sua única opção seja mesmo comprar um apartamento e até tenha visto um apartamento razoável por 200 mil euros.
Para comprar o apartamento de 200 mil euros, deve ter em conta que vai precisar de ter pelo menos entre 10% a 20% do valor para dar como entrada e existem outros custos que não estão incluídos, como os impostos e outros gastos.
Só para ter uma ideia, para um crédito à habitação para comprar um apartamento de 200 mil euros, com entrada de 20% (40 mil euros) e um prazo de pagamento do empréstimo é de 35 anos, a prestação mensal vai ser de 693€.
Não esquecer que vai pagar cerca de 7.700 euros em impostos e gastos!
Isto é um exemplo. Pode ser que consiga melhores ou piores condições, tudo vai depender do Banco escolhido e da sua situação financeira.
Agora que sabe quanto vai pagar por um apartamento de 200 mil euros, é tempo de procurar um se ainda não tem algum escolhido. Procure nos sites de imobiliário mais populares, como o Idealista, Imovirtual, Casa Sapo, BPI Imobiliário, entre outros.
Se ainda não tem o capital necessário, enquanto vai fazendo crescer a sua conta bancária, deve considerar investir dinheiro em ações, poupar dinheiro em gasolina, se tornar num trader forex, ganhar dinheiro extra como UBER Eats ou criar um canal lucrativo no Youtube.