O que são as Taxas de Juros

Saiba mais sobre Taxas de JurosSaiba o que são as taxas de juros. Descubra porque razão é aplicada uma percentagem nos créditos, depósitos a prazo, entre outros produtos financeiros.

As taxas de juros são o preço do dinheiro. Se uma pessoa, empresa ou governo necessitar de dinheiro para comprar bens ou financiar as suas operações, e solicitar um crédito, os juros que paga sobre o dinheiro emprestado será o custo que tem que pagar por esse serviço. Como em qualquer produto, é cumprida a lei da oferta e procura: quanto mais fácil é conseguir dinheiro (maior oferta e maior liquidez), menor vai ser a taxa de juro aplicada. Pelo contrário, se não houver dinheiro suficiente para emprestar, a terá que pagar mais juros. Continue lendo para saber como os juros influenciam a economia e os benefícios.

Guia de Taxas de Juro

No âmbito da economia e finanças, o conceito de juros faz referência ao custo que tem um crédito ou bem. Trata-se de um termo que, permite descobrir qual o proveito, utilidade, valor ou ganho de uma determinada coisa ou atividade. Normalmente, são utilizadas pelos Bancos Centrais de cada país (no caso de Portugal, é o Banco Central Europeu), de forma a travar a inflação, através do aumento do taxa de juro diminui-se o consumo, e através da diminuição da taxa de juro é possível evitar uma recessão económica.

Como influenciam as taxas de juros na economia?

As taxas de juros baixas ajudam a economia a crescer, já que facilitam o consumo e por isso, a procura de produtos. Quanto mais produtos as pessoas compram, maior será o crescimento económico. Contudo, o lado negativo, é que este consumo tem tendência inflacionarias e poderá incentivar muitas pessoas a consumir mais do que podem pagar, entrando em endividamento.

As taxas de juros altas favorecem a poupança e diminuem a inflação, já que o consumo diminui ao aumentar o custo das dívidas. Mas ao diminuir o consumo, a economia também cresce menos. Nestas alturas, as famílias tendem a investir dinheiro em depósitos a prazo e outros produtos financeiros de baixo risco. Esse tipo de investimento usa taxas de juro compostas. Entenda melhor como funcionam as taxas de juros compostas e simples.

Taxa de juros simples

A taxa de juros simples agrupa todos os juros que são ganhos ao longo do investimento graças ao capital inicial. Cabe mencionar, que os juros derivados do capital investido não acumulam com o mesmo, de forma a produzir juros mais altos no seguinte pagamento. Isto supõe que os juros gerados pelo capital investido serão sempre iguais em todos os períodos, caso a taxa não varie nem o prazo.

Taxa de juros composta

A taxa de juros composta, em troca, permite que os juros obtidos anteriormente não sejam retirados do investimento e voltem a ser reinvestidos e sejam adicionados ao capital inicial. Assim, a cada pagamento de juros você irá receber mais dinheiro. Perceba um pouco melhor como funcionam os juros compostos.