O que são os Papéis do Panamá?

Papéis do PanamáSaiba o que é os Papéis do Panamá em 5 minutos. Como ricos, famosos, traficantes de droga e burlões esconderam dinheiro e património.

Os Papéis do Panamá é um dos maiores escândalos relacionados com países offshore.E, a Mossack Fonseca, é a empresa que ajudou a criar múltiplas empresas fantasma, que na sua maior parte foram usadas ilegalmente.

Bastou uma fuga de informação de 11.5 milhões de ficheiros da base de dados da Mossack Fonseca, a quarta maior sociedade de advogados offshore, para se descobrir coisas que ninguém pensava que um dia seriam tornadas públicas. Esses ficheiros foram entregues por uma fonte anónima ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung, e partilhada com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ).

Guia sobre os Papéis do Panamá

Os Documentos do Panamá mostram as inúmeras maneiras que os ricos podem usar para explorar os benefícios dos regimes fiscais offshores secretos. Nessa lista aparecem vários políticos, famosos, milionários, traficantes de droga e burlões.

Na lista de países usados pela Mossack Fonseca para criar as empresas fantasma para os seus clientes, identificados pelos Papéis do Panamá, aparecem vários paraísos fiscais falados anteriormente no Negócios e Dinheiro. Bahamas, Belize, Bermudas, ilhas Virgens Britânicas, ilhas Caimão ou o Panamá, foram alguns dos destinos escolhidos.

Uma das principais razões de criar empresas offshore são, não ter que pagar impostos, mas existem outros mais. Ajudam a ocultar património, dinheiro e transações financeiras suspeitas.

O que é a Mossack Fonseca?

A Mossack Fonseca é uma sociedade de advogados panamense cujos serviços incluem a incorporação de empresas em jurisdições offshore como as ilhas Virgens Britânicas. A administração das empresas offshore tem um custo anual. Outros serviços incluem a gestão de fortunas.

Como consultar os Papéis do Panamá?

Inicialmente só os jornalistas de vários países tinham acesso aos Papéis do Panamá, mas com o lançamento do site Offshore Leaks Database do ICIJ (offshoreleaks.icij.org), o nome das empresas fantasma, donos e intermediários tornou-se público.

Na lista do Panama Papers aparecem várias empresas e pessoas de Portugal, Brasil e muitos outros países. É uma lista completa, que mostra como muitas pessoas pagaram 0% de impostos.

Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *