Como escolher um cartão de crédito ou débito?

Como escolher um cartãoSaiba qual é a diferença entre cartões de crédito e débito. Descubra qual é melhor cartão para si e evite ter dívidas. Poupe dinheiro com o pagamento de comissões e outros gastos.

Muitas vezes saímos para as compras sem dinheiro nos nossos bolsos, já que atualmente a maior parte dos estabelecimentos permite usar cartões bancários como meio de pagamento, ou então poderá levantar dinheiro numa caixa multibanco a qualquer hora do dia, para mais tarde fazer compras. Hoje em dia praticamente todo o mundo tem um cartão bancário, e estão a ficar cada vez mais populares. Até existem pessoas que já têm mais do que um cartão. O que você poderá não saber, é que existem diferentes tipos de cartão que pode usar para fazer pagamento, e possivelmente você está a utilizar um que não se adapta às suas necessidades. Vamos mostrar-lhe de seguida quais são os cartões que existem para que possa saber qual é a melhor escolha para si.

Cartões de Crédito Vs. Cartões de Débito

Basicamente existem dois tipos de cartões bancários: os cartões de crédito e cartões de débito. Ambos estão associados a uma conta bancária. A diferença fundamental entre ambas está no momento em que se descontam os fundos da conta ao fazer uma compra. Adicionalmente, existem também os cartões pré-pagos, que igual ao que acontece com os telemóveis, têm um determinado limite por uma quantidade de dinheiro que carregou previamente, e que se usa sobretudo para compras na Internet.

Nos cartões de débito, o dinheiro é descontado no mesmo momento da compra ou quando levanta dinheiro do multibanco, tendo em conta o limite da mesma em termos de capital disponível na conta bancária.

Os cartões de crédito, contudo, proporcionam maior flexibilidade quanto ao momento do pagamento. O cliente contrata uma linha de crédito com o banco e realiza compras até um certo limite estabelecido, que desconta dos fundos da conta bancária numa determinada data, normalmente é no fim do mês, sem um custo adicional para o cliente, isto é, não precisa de pagar nenhum tipo de juro.

Contudo, os cartões de crédito permitem outras formas de financiamento. Poderá pagar no fim do mês todas as compras realizadas, excepto aquelas que quer adiar, não tendo que pagar juros por aquelas compras que não adie. Por outro lado, existe outra forma adicional de financiamento, chamada de revolving ou quota flexível, no qual o cliente escolhe quanto quer pagar cada mês pelas compras realizadas.

Taxas de Juro e Comissões

Se utilizar um cartão de crédito, o você paga a totalidade das suas compras realizadas num mês no prazo fixado pelo banco, e este descontará essa quantidade sem cobrar juros adicionais. Contudo, se você alongar o prazo de pagamento mais além do fim do mês, ou decidir financiar as suas compras, pagará uma determinada quantidade todos os meses, isto funcionará como qualquer crédito ou empréstimo de dinheiro obtido pelo banco. Isto é, o cliente pagará o dinheiro emprestado pelo banco, juntamente com juros.

É preciso ter em atenção que os juros são bastante elevados em comparação com os juros cobrados por qualquer tipo de empréstimo bancário, podendo chegar aos 25% TAE. Além disso, muitos bancos cobram comissões de emissão e manutenção dos seus cartões. Por esta razão, é muito importante estudar cada cartão, assim como comprar entre vários bancos para conhecer quais são as melhores alternativas para si.

AVISO: Nunca invista dinheiro que necessita imediatamente, porque vai tomar más decisões. Performance passada não é garantia de resultados futuros. O seu capital pode estar em risco.

Proteções, Seguros e outros extras do Cartão

Os cartões de crédito não servem unicamente para fazer comprar ou levantar dinheiro do multibanco. Algumas delas também possuem um série de coberturas que você possivelmente não conhece. São muito úteis quando sai de viagem, ao ter associados diversos seguros por perda de bagagem, roubo ou extravio, acidentes em viagens, além do seguro de vida, seguro contra acidentes, ou seguro contra doenças graves.

Mas, estas coberturas são ainda maiores quando você usa cartões com maior prestígio, como são os chamados cartões de ouro. Estes cartões têm um limite maior de crédito, assim como uma maior proteção em cada uma das compras que realiza, quando comparado com os cartões de crédito normais ou clássicos.