O que é Trespassar um Negócio

Trespassar negócioSaiba o que significa trespassar um negócio. Aprenda algumas dicas para ganhar dinheiro ao trespassar negócios rentáveis. Ganhe com ideias de sucesso!

Trespassar um negócio significa transferir um negócio do dono para outra pessoa, normalmente chamada de investidor. Se você está a pensar em comprar um negócio já em funcionamento, neste artigo vamos analisar a fundo todas as questões que você deve ter em conta antes de investir o seu dinheiro e quais os passos necessário para trespassar o negócio. Caso você não tenha ideias ou experiência como empresário, esta é a melhor alternativa para o seu dinheiro, pois você está a continuar com uma ideia que é lucrativa e poderá vir a revelar-se num bom investimento. Continue lendo para conhecer as vantagens, desvantagens e como ter sucesso.

Guia completo sobre Trespassar Negócios

Uma dúvida muito frequente das pessoas que contam com o capital necessário para investir é se é conveniente ou não abrir um negócio, comprar um negócio já em funcionamento ou investir num franchising. A resposta à sua pergunta depende da sua situação financeira e também da sua experiência. Cada uma das opções anteriores pode oferecer as suas vantagens e desvantagens, e o facto de realizar um investimento rentável depende de saber encontrar uma boa oportunidade.

Vantagens de Trespassar

  • Poupar tempo e dinheiro a criar um novo rendimento passivo
  • Aquisição de conhecimentos importantes sobre como se gere um investimento deste tipo
  • Dispor de um nome ou marca conhecida
  • Contar com clientes fixos
  • Conhecer os resultados financeiros do seu funcionamento com base em dados reais
  • Contar com relações comerciais estabelecidas com fornecedores
  • Aproveitar a localização e a publicidade do dono anterior

Desvantagens de Trespassar

  • Alto custo comparado com abrir um novo negócio por conta própria, já que em geral é somada a percentagem de lucros no trespasse
  • Má reputação ou imagem do negócio
  • Problemas legais ou ocultos pelo proprietário
  • Problemas económicos ou financeiros
  • O proprietário anterior não tinha competência
  • Transferência de documentação e registos no nome do novo proprietário, mudança de nomes, etc

AVISO: Nunca invista dinheiro que necessita imediatamente, porque vai tomar más decisões. Performance passada não é garantia de resultados futuros. O seu capital pode estar em risco.

Passos para trespassar um negócio

A primeira coisa que você deve fazer, é definir o tipo de investimento que deseja realizar e qual o seu tipo de perfil para levar para a frente determinados negócios. Nesta etapa você precisa de escolher o nicho de mercado em que pretende trabalhar ativamente, para que as coisas funcionam como deve de ser e você consiga ganhar dinheiro a curto, médio ou longo prazo.

Ter a habilidade de encontrar oportunidades no meio de várias ideias que são um fracasso é um dos aspectos mais importantes para ter sucesso neste tipo de investimento. Lembre-se que para você ganhar, é preciso que encontre um negócio que esteja disponível para trespasse com um preço baixo. Depois, o seu objetivo deve ser trabalhar ao máximo, para dar uma nova vida a essa ideia e conseguir muitos mais lucros do que o proprietário anterior. Deve seguir as dicas seguintes:

  • Investigue e pergunte a pessoas na área o nível de rentabilidade de um negócio daquele género, preços e custos mensais.
  • Esteja sempre atento a nova oportunidades
  • Visite feiras de negócios
  • Fale com corretores imobiliários e intermediários

Depois de encontrar várias oportunidades, é tempo de ter em conta diversos factores como as fontes internas (carteira de clientes, fornecedores, concorrentes, atividade, lista de empregados, etc) e fontes externas (satisfação dos clientes, aspectos legais, produtos comercializados, restrições do governo, futuros problemas económicos, mudanças na legislação, etc). Você também deve analisar os lucros que deverá ter, dívidas a pagar, vendas, custos de funcionamento e bens.

Agora que já conhece o negócio por fora e por dentro, é tempo de negociar o preço do trespasse. Você deve sempre tentar baixar o valor, mesmo que o valor já seja baixo e esteja no limite. Mostre que você pensa que o negócio poderia estar melhor, e que você vai fazer todos os possíveis para alcançar o sucesso e continuar para a frente. Negoceie e veja qual é a sua margem de manobra em termos de capital necessário para investir.

Depois de acordar o valor do trespasso, e com tudo certo entre ambas as partes, é tempo de assinar o contrato onde são declarados os valores cobrados e os direitos e deveres de cada uma das partes.