Saiba o que é o Banco Mundial e qual é a sua história. Descubra quais as instituições que fazem parte desta organização importante a nível mundial e conheça os serviços e produtos financeiros deste banco central.
O Banco Mundial foi fundado em 1944, e é uma organização especializada das Nações Unidas que nasceu inicialmente como uma única entidade, para passar a ser um grupo de cinco instituições de desenvolvimento intimamente relacionadas e que trabalham por um fim comum: a luta contra a pobreza através de um processo de globalização inclusivo e sustentável. Não se trata de uma banco normal, mas sim de uma fonte de assistência financeira e técnica para países em desenvolvimento em todo o mundo.
Guia sobre o Banco Mundial
A sua missão inicial, quando foi fundado o Banco Internacional de Reconstrução e Fomento (BIRF) foi de ajudar na reconstrução e no desenvolvimento na época pós-guerra. Mais à frente, quando os efeitos do desastre foram resolvidos, a sua missão passou por aliviar a pobreza no mundo, em coordenação com os membros dos restantes do Grupo do Banco Mundial: a Associação Internacional de Fomento, a Corporação Financeira Internacional, o Organismo Multilateral de Garantia de Investimentos e o Centro Internacional de Arranjo de Diferenças Relativas a Investimentos (CIADI).
Na época do pós-guerra, o Banco Mundial perseguiu a reconstrução e o desenvolvimento da sua sede em Washington, onde trabalhavam engenheiros e analistas financeiros. Hoje em dia, fazem parte um grande variedade de profissionais, podendo-se encontrar economistas, especialistas em política do setor público e outros setores, assim como especialistas em ciências sociais. A sede do Banco Mundial continua localizada em Washington e hoje em dia existem sucursais em diferentes países.
Instituições que fazem parte do Banco Mundial
O Banco Mundial foi fundado inicialmente como uma única instituição. Posteriormente, até aos dias de hoje, foi crescendo até fazer parte de um grupo de cinco instituições:
- Banco Internacional de Reconstrução e Fomento (BIRF)
- Associação Internacional de Fomento (AIF)
- Corporação Financeira Internacional (IFC)
- Organismo Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA)
- Centro Internacional de Arranjo de Diferenças Relativas a Investimentos (CIADI)
Os governos dos países membros são os proprietários destas cinco organizações, sendo estes quem têm a capacidade de tomar decisões definitivas em qualquer assunto de índole política, financeira ou relacionada com a adesão.
Serviços e Produtos financeiros
O Banco Mundial não é uma banco normal, e como tal, os produtos e serviços financeiros oferecidos são prestados apenas a países com necessidades especiais. A instituição concede empréstimos com uma taxa de juro baixa, créditos sem taxas de juros e doações a países em desenvolvimento, como medida de apoio aos investimentos em educação, saúde, administração pública, infraestrutura, desenvolvimento do setor privado e financeiro, agricultura e gestão ambiental, etc.