O que é a Taxa Tobin

Dicas Taxa TobinSaiba o que é a Taxa Tobin. Descubra porque é uma má ideia e irá trazer problemas para os países que aprovarem esta taxa apenas para ganhar dinheiro com mais impostos.

Em teoria, a Taxa Tobin é um imposto ou comissão que se aplica a todas as transações financeiras. Isto é, um imposto extra adicionado à compra e venda de ações, obrigações, divisas e derivados financeiros com o objetivo de evitar a especulação nos mercados. Teoricamente é uma boa ideia, na prática é um “golpe mortal” para um país em recessão. Pois, apesar de ter sido pensada para acabar com a especulação dos mercados, não é certo que acabe só por causa de se aplicar esta taxa, já que foi aplicada na França um imposto similar para empresas de menos de 1000 milhões de euros de capitalização de mercado e estão isentos de imposto as operações intraday, pelo que o especulador de curto prazo não é afetado pela medida.

Guia sobre a Taxa Tobin

Esta taxa tem o nome do seu inventor, o Prémio Nobel da Economia, James Tobin, que teve esta ideia no princípio dos anos 70, unicamente para evitar a especulação no mercado forex (desincentivar movimentos especulativos para ganhar dinheiro com flutuações nos tipos de câmbios). O irónico, é que o próprio James Tobin não estava de acordo com a sua ideia. Isto é, o seu autor não acreditava que podesse ser aplicada corretamente e muito menos atingir os objetivos esperados. E falamos de divisas, pois se o Prémio Nobel (já falecido) soubesse que se fala em aplicar esta taxa em todos os produtos financeiros, iria pensar que a Europa está louca atualmente.

Tendo em conta a subida de impostos e do IVA, a Taxa Tobin será apenas mais um problema a adicionar à recessão do país, já que, além de continuarmos em crise económica, vai fazer com que os investidores saiam do país e comecem a investir dinheiro em mercados emergentes, com melhores regalias. Um bom incentivo à fuga de capitais para outros países.

Ouvimos que esta taxa é uma forma da banca pagar parte da crise. Contudo, se fosse assim era bem vida, mas na realidade os verdadeiros especuladores continuarão a ganhar dinheiro com o negócio, a especulação.