O que é a Liquidez

O que é a LiquidezSaiba o que é a liquidez, ativos líquidos e porque é importante na economia. Encontre todas as informações financeiras sobre este termo comum em dinheiro e negócios.

Na economia, negócios e investimentos a liquidez é a capacidade de um ativo ser convertido em dinheiro efetivo de uma forma rápida sem haver perda no seu valor. Assim, é possível definir liquidez do mercado como a capacidade de vender um ativo sem que esse produza um movimento significativo no seu preço.

A liquidez também pode ser definida como a facilidade de intercâmbio de um ativo por produtos e serviços, sendo o dinheiro em efetivo o ativo de maior liquidez, já que pode ser utilizado de forma imediata para qualquer transação económica. Contudo, existem casos em que o dinheiro não é o ativo mais líquido, por exemplo, em países com uma inflação alta ou hiperinflação, a população tem que deixar de usar a moeda local em favor do uso de uma divisa estrangeira ou o uso de outro sistema de intercâmbio de bens e serviços.

Guia sobre Liquidez

Liquidez ou liquidação são dois termos intimamente relacionados já que a liquidação de um ativo implica que haja liquidez no mercado do dito ativo, ao contrário da liquidação que se estará a realizar com uma maior perca de valor a uma maior falta de liquidez.

Este termo também é usado para referir a capacidade financeira de uma empresa ou negócio para cumprir com as suas obrigações de pagamento em termos de capacidade para processar os ativos líquidos suficientes e também refere-se aos ditos ativos.

O que é um ativo líquido?

Um ativo líquido é aquele que cumpre com todas ou algumas das seguintes caraterísticas:

  • Pode ser vendido rapidamente
  • Pode ser vendido com uma perca de valor mínima
  • Pode ser vendido em qualquer momento dentro do horário do mercado

A caraterística essencial de um mercado líquido é que existem compradores e vendedores preparados e dispostos a realização transações a qualquer momento.

Outra definição de liquidez é a probabilidade que a seguinte operação comercial seja efetuada a um preço igual ao preço da última transação. O slippage é o deslizamento do preço, e é muito mais frequente e amplo na medida que diminui a liquidez no mercado devido à falta de vendedores e/ou compradores dispostos a realizar operações a um determinado preço, pelo que o preço segue a tendência da oferta e da procura, por exemplo, se existe mais procura então o preço irá subir até que se encontrem vendedores dispostos a vender.

Os ativos hipotecários, considerados a causa da crise financeira de 2008, são um exemplo de ativos com falta de liquidez já que o seu valor não é fácil de determinar e apesar de estarem assegurados por bens comuns.

Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *