O que é a Euribor

EuriborSaiba o que é a Euribor, como é calculada, qual a sua importância, âmbito de aplicação e muito mais. Leia o guia detalhada sobre esta taxa usada nos empréstimos de dinheiro.

A Euribor a um ano é o tipo referência oficial mais utilizado para empréstimos hipotecários em Portugal desde 2000. As operações anteriores a essa data usavam outro índice de referência do mercado interbancário. A maior parte das hipotecas variáveis são revistas com base na Euribor, pois este índice regista menores flutuações ao longo do período do empréstimo, e por isso é importante seguir a evolução deste índice e as suas flutuações anuais no mês em que o seu crédito é atualizado, para a fixação de quotas mensais de amortização dos créditos durante um ano. Continue lendo para saber tudo sobre esta taxa que é usada a nível nacional para definir o preço mensal do seu crédito à habitação.

Guia sobre a Euribor

A Euribor é um acrónimo de “Europe Interbank Offered Rate” e é o tipo de taxa de juro aplicado nas operações entre os bancos da Europa. Isso quer dizer que, é a percentagem que um banco paga como taxa quando outro banco lhe empresta dinheiro.  É definida como a média simples das taxas de juros diárias, aplicadas para operações cruzadas com o prazo de um ano no mercado de depósitos interbancários da zona da União Monetária, entre as entidades financeiras com maior nível de negócios.

Na realidade a Euribor não é só uma única taxa, mas sim um conjunto. As entidades usam diferentes tipos de taxas de juros segundo o prazo a que emprestam dinheiro. Tanto se pode falar em Euribor a uma semana, a um mês ou um ano.

Como calcular a Euribor

A Euribor é calculada com base na média das taxas de juros de oferta diária de um painel de 50 entidades de crédito mais ativas no mercado interbancário. O cálculo e publicação do valor é realizado todos os dias úteis pela agência Reuters, de acordo com o seguinte processo:

  1. Diariamente é solicitado a cada banco de referência que envie as suas taxas de juros atuais, no máximo até às 10h45. Para isso, a Reuters gera no seu sistema uma página de acesso especial onde apenas o banco e o pessoal encarregado pode submeter os dados. Entre as 10h45 e as 11h00 (CET) os bancos têm oportunidade de corrigir os seus dados se for necessário.
  2. Às 11h00 (CET) a Reuters realiza o cálculo do novo valor da Euribor, para o qual elimina o valor 15% mais alto e o valor 15% mais baixo de todas as taxas de juro recolhidas e realiza a média aritmética do resto dos valores. O resultado é arredondado ao número de 3 casas decimais.
  3. Depois de realizar o cálculo, a Reuters publica imediatamente a taxa de juro de referência Euribor nas páginas 248-249 do sistema Telerate, que está disponível para todos os subscritores e agências de informação. Ao mesmo tempo é publicado as taxas de juros usadas no cálculo, com o fim de conservar a transparência de todo o processo.

Em Portugal o banco que criou a Euribor foi o banco Caixa Geral de Depósitos (CGD), atualmente detido pelo estado português.

Grupo day trading de ações