O Milionário Mora ao Lado

Livro O Milionário Mora ao LadoAceda ao resumo completo do livro “O Milionário Mora ao Lado”. Descubra a verdade sobre os milionários que todos os dias trabalham e ganham fortunas!

Sempre se pensou que acumular riqueza nos Estados Unidos devia-se a herdar fortunas dos pais ou de parentes de sucesso, obter um grau académico numa universidade prestigiada ou ser mais audaz e inteligente que os seus competidores, no entanto está completamente errado. Segundo o autor do livro “The Millionaire Next Door” (em português é traduzido para O Milionário Mora ao Lado), num estudo que inclui mais de mil milionários no mundo inteiro, foram encontrados os passos para construir uma grande riqueza. Continue lendo para aceder ao resumo completo do livro e conhecer os passos que deve seguir.

Resumo do Livro O Milionário Mora ao Lado

A construção de uma grande riqueza baseia-se no resultado de uma ética nos negócios sólida e sustentável, nos hábitos consistentes de poupança a longo prazo e na contínua autodisciplina de gastar menos do que ganha cada mês, e investir o restante. Dito de outra forma, a disciplina financeira, o sacrifício e o trabalho duro são os passos para acumular riqueza.

Este livro, escrito por Thomas J. Stanley e William D. Danko, além de definir o perfil dos milionários americanos, também apresenta sete caraterísticas importantes, que têm em comum as pessoas de sucesso. Qualquer pessoa que queira alcançar a independência financeira pode utilizar esta informação para realinhar o seu estilo de vida e começar a seguir estes conselhos para o seu próprio sucesso:

  • Ter um estilo de vida modesto – A maior parte dos milionários assumem que, ser milionário, implica ter dinheiro suficiente para não ter que se preocupar com o que você gasta, e assim poder levar um certo estilo de vida. Na realidade, a maior parte dos milionários, gere e planifica cuidadosamente os seus gastos.
  • Ser eficiente – Os ricos gastam mais tempo que outras pessoas a planificar as suas finanças. A quantidade de tempo empregue cada mês no planeamento financeiro, é diretamente proporcional com a acumulação de riqueza. Quanto mais tempo colocar, maior será a acumulação de dinheiro. Dedicam parte do seu tempo a procurar investimentos rentáveis.
  • Dar prioridade à independência financeira – Nos EUA, é muito mais fácil ter um rendimento alto, do que acumular uma grande riqueza. A maior parte das pessoas concentram-se em ganhar bastante. Os verdadeiros milionários concentram-se também em ganhar bastante, mas depois aumentam os seus rendimentos, porque moderam os seus gastos e investem.
  • Alcançar objetivos – Cerca de 66% dos milionários que participaram neste estudo, apenas recebiam uma mesada dos seus pais para pagar a educação, e ficaram ricos devido ao seu trabalho árduo, bons negócios e investimentos. Alguns milionários tratam de assegurar o bem-estar económico dos seus filhos, proporcionando-lhes capital suficiente para que comecem o seu próprio negócio.
  • Encontrar oportunidades financeiras – Os pais inteligentes estão a educar os seus filhos para áreas profissionais que beneficiem o seu próprio crescimento. O mercado está cheio de oportunidades de investimento e também possui falta de profissionais qualificados em certas áreas.
  • Trabalhar por conta própria – As probabilidades de criar fortunas são muito maiores para os empreendedores e outros profissionais que têm o seu próprio negócio, do que para aqueles que trabalham para uma empresa ou são funcionários públicos. Por isso, para ter sucesso acumulando fortunas, é preciso que você seja o seu próprio patrão.

AVISO: Nunca invista dinheiro que necessita imediatamente, porque vai tomar más decisões. Performance passada não é garantia de resultados futuros. O seu capital pode estar em risco.

Não existe uma indústria onde predominem, o importante é o caráter e a personalidade da pessoa, o talento, a disciplina e o seu valor. Contudo, muitos destes milionários têm negócios que se poderia considerar como pouco atrativo ou aborrecido, como é o caso de restaurantes, pequenas fábricas, entre outros tipos de negócios.

Por exemplo, no livro é descrito o caso de 2 médicos que ganham, cada um, aproximadamente 800 mil dólares por ano. No entanto, um deles tem uma fortuna de 20 milhões de dólares, enquanto o outro apenas tem 350 mil dólares numa conta bancária. Os dois vivem comodamente, mas o que tem menos dinheiro, tem 5 carros Porsche na sua garagem, viaja na Europa com frequência e é membro de um clube de luxo. Mas se ficasse sem emprego, não poderia sobreviver um ano com o seu tipo de vida.