Guia prático para Alugar Apartamento

Dicas alugar apartamentoDicas práticas para poupar dinheiro e encontrar o apartamento dos seus sonhos. Não cometa o mesmo erro de principiante!

O aluguer é uma alternativa real à compra de um apartamento. Se você é um empresário com negócios em diferentes localizações ou é um profissional com uma carreira muito agitada, essa é a principal razão porque deve optar por esta ideia. Uma das vantagens de alugar apartamentos, é a facilidade com que você pode mudar de apartamento para fazer face às suas novas necessidades, sem ter os mesmos custos e problemas como se fosse dono do apartamento. Continue lendo para encontrar várias dicas úteis para alugar o apartamento perfeito para si, pelo melhor preço.

Como procurar um apartamento para alugar?

A primeira coisa a ter em conta são os seus gostos e necessidades, para definir as prioridades na hora de buscar, tendo em conta fatores como:

  • a zona
  • o tipo de apartamento
  • o valor máximo da renda
  • o tempo do contrato
  • as caterísticas do imóvel: número de quartos, casas de banho, estacionamento e estado do edifício/apartamento.

Além disso, também é importante saber o que se passa perto de si. Visite a zona à volta para saber se existem transportes, escolas, comércio, zonas verdes, etc.

Renda

Embora você possa sempre mudar para um apartamento com um valor mais baixo, na hora de procurar por um apartamento para alugar é recomendável que o valor não seja 30% superior ao seu rendimento mensal, se bem que em grandes cidades você vai ter que aumentar o seu orçamento.

Uma das vantagens de alugar apartamento, é que você não tem que pagar impostos municipais e outras despesas que os proprietários têm. Por outro lado, você além do valor da renda, também vai precisar de ter dinheiro extra disponível para pagar a fiança ou caução.

Se você gostar mesmo do apartamento, sempre poderá pedir uma baixa do preço ou no preço incluir despesas mensais, como a Internet, TV, eletricidade, gás, etc. Tente fazer sempre o melhor negócio para si!

O que não deve fazer

Na hora de alugar um apartamento, você deve evitar cometer uma série de erros, que podem resultar em problemas no futuro:

  1. Não deve adiantar dinheiro ou assinar contrato sem antes ter comprovado o estado do imóvel, a localização, o número de habitações, se existem problemas, entre outras coisas.
  2. Não assinar contratar sem antes assegurar que o arrendador é o real proprietário do apartamento. É fácil de comprovar. Basta pedir o registo de propriedade!
  3. Assinar sem negociar as condições ou sem lê-las. É preciso ter bem claro qual é a renda mensal, a duração do contrato, os gastos a pagar por cada uma das partes, quem se ocupa da manuteção da moradia. Ou melhor, evitar cláusulas abusivas é conhecer antecipadamente os seus direitos e obrigações.
  4. Não elaborar um inventário. Faça uma lista com os possíveis problemas ou elementos desgastados, assim como tudo aquilo que existe no apartamento como móveis ou complementos, para evitar problemas futuros na hora de reclamar a fiança. O melhor é comprovar junto com o proprietário e tirar fotos de tudo aquilo que considere importante.
  5. Não fazer um contrato escrito. As palavras não servem de nada, por isso é imprescindível que as condições do contrato sejam refletidas por escrito. Cada uma das partes implicadas ficará com uma cópia de todas as páginas.

Agora que você já sabe as dicas mais importantes para alugar o apartamento dos seus sonhos, está na hora de procurar pelo seu apartamento. Em Properati encontrará apartamento para alugar em São Paulo e outras zonas do Brasil. Comece agora a buscar!

Grupo day trading de ações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *