Como Comprar e Vender um Negócio

Vender ou Comprar NegócioAprenda a comprar e vender negócios para ganhar ainda mais dinheiro. Torne-se num empreendedor de sucesso. Crie negócios do zero e atinja o sucesso!

Se você é um empreendedor, comprar e vender negócios é parte da sua vida, sendo duas das transações mais complexas que você alguma vez vai fazer. Os objetivos não podiam ser maiores – um acordo mal negociado ou uma má gestão da dívida do negócio, pode fazer com que você perca todo o potencial de rentabilidade e a empresa não se torne num ativo desejado por muitos empresários e empreendedores. Caso você nunca tenha comprado ou vendido um negócio antes, você não está sozinho. A maior parte dos novos empreendedores nunca esteve exposto a este processo demorado e difícil, não tendo experiência nesta área. Por essa razão, é importante saber quais os aspetos mais importantes na compra e venda. Conheça várias dicas para comprar ou vender um negócio a um preço razoável:

  • Valorização – O processo de compra e venda de uma empresa está sempre ligado à valorização. A valorização tem em conta os resultados operativos da empresa, os lucros, dívidas, nicho de mercado, tamanho da empresa, produtos, entre outros fatores. O que muitos empreendedores não sabem, é que existem muitas maneiras de valorizar uma empresa. Você vai precisar da ajuda de um Avaliador de Negócios para determinar o montante apropriado.
  • Lucros e Dívidas – Os lucros e dívidas são dois dos valores financeiros mais comuns a serem utilizados no momento da compra e venda da empresa. Normalmente, o valor razoável para venda da empresa é de 9 vezes o lucro mensal da empresa. No entanto, em certos nichos de mercado, o multiplicador pode ser maior.
  • Confidencialidade – A confidencialidade é um dos maiores problemas nas transações de negócios para venda. Os vendedores naturalmente protegem informação sensível, mas também querem esconder que estão a vender o negócio – algumas vezes até dos seus próprios empregados.
  • Transição da liderança – Os compradores devem estar sempre preocupados sobre a liderança da empresa, que pode acontecer depois de finalizada a venda. Transações rápidas podem necessitar que o antigo dono fique no negócio durante algum tempo, pelo menos durante a fase de transição.
  • Corretagem – Durante todo o processo de compra e venda da empresa, você não pode depender de si, nem da outra parte. É importante ter uma empresa externa que faça a corretagem e análise de toda a empresa, de forma a servir os interesses de ambas as partes.
Grupo day trading de ações