A Verdade sobre Robert Kiyosaki! É uma desilusão…

Robert Kiyosaki ScamRobert Kiyosaki não é o autor fantástico que as pessoas conhecem. Ele já participou no marketing multinível, mas foi um fracasso. Toda a história!

Depois de analisar a Herbalife e outras empresas de multi-level marketing, ficamos a perceber muito bem como funciona esta indústria. Não descobrimos nada de bom! Só falsas reivindicações, promessas de lucro fácil, oportunidades de negócio fraudulentas, entre outras coisas.

Neste artigo vamos partilhar coisas que descobrimos sobre Robert Kiyosaki e o MMN. Se conhece esta indústria como nós, já deve ter reparado que muitos participantes usam as suas citações para passar a ideia que isto é a melhor coisa do mundo. Quando começamos o blog Negócios e Dinheiro éramos fãs de Kiyosaki, autor do livro Pai Rico Pai Pobre, mas depois de descobrir isto mudamos de ideias. Continue lendo para saber porque Robert Kiyosaki é um scam e consideramos ele um mau exemplo.

Relação entre Robert Kiyosaki e o Marketing Multinível

Ao analisar as fraudes iFreex, Geteasy e outras, descobrimos que muitos dos apoiantes desses esquemas piramidais dizem que Robert Kiyosaki é uma grande apoiante da indústria do multinível e justifica envolver-se com o MMN como distribuidor por parecer uma boa oportunidade de negócio.

Não é! É UMA MÁ ESCOLHA.

A maior parte das pessoas não sabe nada sobre Kiyosaki. Ouvem dizer que ele tem milhões de dólares de diferentes negócios e isso faz parecer com que seja uma pessoa credível. Vão ler o livro Pai Rico, Pai Pobre e vão ficar bastante motivados para encontrar a sua liberdade financeira.

As coisas não são assim tão simples.

Robert Kiyosaki e o MMN

O que muitas pessoas não sabem, é que Robert Kiyosaki ficou conhecido por causa do MMN. Este email revela a história por detrás. De uma forma muito resumida:

Uma pessoa no topo da empresa MMN Amway, o Bill Gavin, encontrou o livro de Kiyosaki (Pai Rico, Pai Pobre) numa lavagem de carro antes de ser publicado. Na realidade, Kiyosaki teve bastante dificuldade em conseguir publicá-lo. Foi Bill Gavin da Amway quem foi capaz de usar os seus conhecimentos e usar a cultura do MMN para conseguir manipular e fazer com que o livro atingisse o nível de best seller. Kiyosaki também vendeu cassetes de 6 dólares a centenas de distribuidores. É fácil de entender porque Kiyosaki diz bem desta indústria de ilusões. Ele deve o seu falso sucesso a isso.

Além disso, Kiyosaki entrou na Amway debaixo de Bill Gavin (mp3 com a prova de Kiyosaki a promover a Amway), mas tudo indica que ele foi um fracasso. Nunca vai ouvi-lo falar sobre o seu ranking na Amway ou quanto dinheiro ganhou. Se Kiyosaki acredita que ser um distribuidor MMN é uma boa oportunidade de negócio, porque é que ele não está ativo no negócio?

No livro Pai Rico, Pai Pobre, não existe nenhum menção ao marketing multinível, multi-level marketing, network marketing, MMN ou MLM. Isto faz sentido porque foi escrito antes de estar envolvido nesta indústria. De fato, você vai descobrir que a filosofia do livro é evitar passivos, que inclui a maior parte dos MMNs devido às suas políticas abusivas. Está claro que conselho do Pai Rico seria evitar o MMN!

[etoro_copiar_traders]

Parece que Robert Kiyosaki tem uma relação simbólia com o MMN. A indústria multinível oferece a Kiyosaki clientes para os seus produtos e, Kiyosaki oferece a sua palavra que “são um bom negócio” as empresas de MMN.

Robert Kiyosaki e o Quadrante do Fluxo de Dinheiro

Muitas das pessoas envolvidas no marketing multinível não conhecem a história acima. Em vez disso, ouviram falar ou viram o vídeo do Quadrante do Fluxo de Dinheiro:

Este vídeo usa um marketing muito agressivo e diz às pessoas o que elas querem ouvir: “Aqui está uma maneira de sair disto”. Isso é motivação ao EXTREMO! Muitas pessoas caem nas mentiras de Kiyosaki. Quem não queria ter uma solução para os seus problemas de dinheiro?  A promessa de dinheiro a entrar todos os meses na sua conta bancária é apelativo. Contudo, a verdade sobre o MMN é completamente diferente.

Quadrante do Fluxo de Dinheiro, Robert Kiyosaki

Quadrante do Fluxo de Dinheiro, Robert Kiyosaki

Kiyosaki diz que o Quadrante do Fluxo de Dinheiro tem estas quatro zonas:

  • E – Empregados.
  • S – Pequenos negócios ou especialistas (médicos, etc).
  • B – Grandes negócios.
  • I – Investidores.

Segundo Kiyosaki, os distribuidores MMN estão no quadrante “B”. Não é!  Estão na linha entre os quadrantes “E” e “S”, com as maiores desvantagens de cada um. Estas são as razões:

  • Distribuidor MMN é E – Os distribuidores MMN são empregados das empresas MMN. A qualquer momento a empresa pode cancelar o contrato. Também, se a empresa rebentar, o distribuidor MMN perde o seu “emprego“.
  • Distribuidor MMN é S – Podem trabalhar as horas que quiserem. De resto, a empresa MMN é que os controla. Muitas empresas não deixam os distribuidores serem vendedores noutras empresas, não deixam vender os produtos no eBay, etc.

Robert Kiosaki dá Maus Conselhos de Negócio e Muito Vagos

Para experimentar se os conselhos de negócio são bons ou maus, a ABC testou os conselhos de Kiyosaki. Deu $1000 a três pessoas, com o objetivo de obter um retorno em 20 dias. Kiyosaki treinou-os pessoalmente. Foi um fracasso total! Os participantes disseram que Kiyosaki nunca deu nenhum conselho concreto. “Tudo o que [Kiyosaki] faz, eu penso, é abrir a tua mente para a possibilidade. Ele não diz como fazer.”

No que toca aos negócios, parece que Kiyosaki também está a burlar pessoas. Uma investigação do canal de TV CBC do Canadá descobriu que os seminários gratuitos são usados para aliciar pessoas a pagar por treinamento demasiado caro (aulas que custam até 45 mil dólares). Parte desse treinamento inclui as pessoas pedirem um aumento do limite dos cartões de crédito.

Concluindo… é fácil de perceber que Robert Kiyosaki é um scam e os seus livro são uma ficção. Os seus livros estão mais relacionados com motivação, do que com conselhos financeiros. Basta ver que em 2012 entrou em Bancarrota!!