Plano ou Estratégia de Investimento

Investimento RentávelVocê deve seguir uma estratégia ou um plano de investimento? Siga as melhores dicas para encontrar investimentos rentáveis.

Todas as pessoas que possuem investimentos como uma forma útil de conseguir maiores rentabilidades pelo seu capital, devem tomar decisões operativas de compra e venda que passado um período, que pode ser de meses, dias, horas ou minutos – como é o caso do trading – e segundo as suas expetativas, decidirão o resultado final da aposta investidora. Quando você se dedica em específico ao trading diário como método para conseguir ganhos a curto prazo, as oportunidades que são geradas pelo mercado devem ser aproveitadas a 70% ou 80%, pelo que a análise, a compreensão e a interpretação correta dos sinais, dependerá das suas decisões e aí entra a sua experiência. É evidente que a falta da mesma pode levar a más decisões que se podem traduzir em rentabilidades menores e mais-valias, e inclusive podendo ter perdas.

Diante da dúvida sobre a importância de uma boa estratégia ou de um bom plano de investimento, é possível que você não tenha uma ideia certa sobre cada um destes dois conceitos financeiros. Para aprender um pouco mais sobre a diferença de ambos e melhorar a forma como você faz trading nos vários mercados financeiros, aqui fica algumas coisas importantes:

  • Estratégia de investimento – A estratégia pode ser considerada como escolher um ativo financeiro (ações, forex, matérias primas, etc) para investir o seu capital, estudar o seu gráfico histórico, fazer a análise técnica e fundamental, avaliar o ciclo económico atual e realizar o cálculo preciso, para determinar em que momento entrar e sair do mercado com ganhos.
  • Plano de investimento – É mais complexo tecnicamente para o investidor, pois se encarrega de ser um plano que deve funciona, independentemente do mercado subir ou descer, embora possa surgir uma crise financeira ou existe uma alta volatilidade nos preços. O truque consiste em ter a educação financeira adequada, controlo e conhecimento exato do plano de investimento, além de estar preparado para resolver possíveis problemas que possam surgir durante a duração do plano.

Conselhos a nível de Psicologia de Trading

Devemos distinguir os investidores iniciantes que depois de um fracasso desaparecem dos mercados financeiros, daqueles investidores iniciantes que aprendem com os erros e muda a sua atitude e estratégia de forma a conseguir obter ganhos consistentes a longo prazo. Essa é a atitude que vai fazer com que estejam totalmente concentrados no plano de investimento e reajam rápido a mudanças no mercado, para que possam ter sempre ganhos.

Os investidor na fase inicial tem de ganhar experiência rápido com a análise de tendências do mercado e tornar os seus prognósticos vencedores a nível de resistências e suportes, aprender a executar a sua estratégia, investir dinheiro com ganhos consistentes, caso contrário poderá estar mais rápido fora do mercado do que espera. Um bom plano de trading é uma das peças fundamentais para o sucesso de qualquer trader.