Opiniões de Investimentos com Opções

Opções BináriasMuitos são os investidores que decidem utilizar outros produtos ou veículos de investimento, cansados dos baixos rendimentos obtidos através de produtos clássicos bancários como, por exemplo, os fundos ou ações da bolsa. Isso os leva cada vez mais a explorar outras opções para investir o capital ou pelo menos uma percentagem dele, procurando criar um bom portefólio de investimento e seguindo o ditado “não deixe todos os ovos no mesmo cesto¨.

Com o objetivo de tentar diluir o risco, se aplica uma percentagem em um produto de menos risco e que consideramos que será mais consistente. Logo, se destina outra percentagem a veículos ou produtos de investimento de maior risco que ajudem a conseguir um capital adicional, sacrificando um pouco o fator risco.

Já se sabe que as fórmulas mágicas não existem e se queremos maiores rendimentos partindo de um capital limitado, deverá ser a custo de assumir um maior risco em cada operação. Sendo assim, tomada a decisão e conscientes do risco associado, podemos passar ao seguinte passo da estratégia.

Antes de tudo, o que é exatamente uma opção binária?

Entendemos como opção binária um tipo de opção na qual o comerciante realiza uma decisão simplificada a “sim” ou “não” e também na qual não existe outra opção para tomar uma decisão favorável ou desfavorável em relação a uma cotização do ativo que iremos negociar.

É possível tomar essa decisão com praticamente qualquer produto negociável, sendo estes tão variados como os CFDs de matérias-primas ou moedas. O rendimento resultante é tão radical como a decisão de compra ou venda, ou seja, tudo ou nada.

É justamente este conjunto de características que fazem com que o comércio com as opções binárias possa ser mais fácil de se entender que o comércio com opções tradicionais.

Outra peculiaridade que têm as opções binárias é que somente é possível exercer-se na data de vencimento. Quando chega o vencimento da opção, a cotização da mesma se instala por cima de um preço fixo, o comprador ou vendedor da opção recebe uma quantidade previamente especificada de dinheiro que varia dependendo do momento e do operador com quem se está trabalhando.

Seguindo a mesma filosofia, em caso contrário, se a opção se instala por debaixo de um certo valor, o comprador ou vendedor não recebe nada. É conveniente saber isso antes de precipitar-nos ao tomar decisões e sobretudo ao entrar num produto financeiro.

Isso requer que nós, como investidores de opções binárias, tenhamos um objetivo onde exista:

  • Alça conhecida relativa a esse ponto de referência (lucro)
  • Avaliação de risco de baixa em relação a essa referência (perda).

Diferente das opções tradicionais, uma opção binária proporciona um pagamento completo ao finalizar a hora e minuto de vencimento, independente de quão longe o preço do ativo suba por acima ou abaixo da referência de preço.

As vantagens para investidores de fazer trading com opções

Efetivamente, mesmo que as opções e o trading com opções esteja sendo realmente popular nos últimos meses, não nos esqueçamos que as origens de operar com opções ou produtos similares é de mais de 20 anos, de maneira que não estamos discutindo sobre algo novo, senão algo que através de diferentes mudanças conseguiu a popularidade que merece. É certo que, no caso das opções binárias, é uma forma diferente de interpretar a maneira de investir em um curto espaço de tempo, fato que atrai muitos investidores com a ideia de conseguir dinheiro rápido.

Talvez o que temos aqui não é mais que uma adaptação simplificada de algo que já existia e o método de operar em frente a um mesmo gráfico que não deixa de ser um par de divisas, por exemplo, onde os gráficos são exatamente os mesmos, com a diferença entre um broker e outro, que deve ser mínima.

O porquê do nascimento das opções binárias talvez se deva ao fato de que eram muitos os investidores que, no início, evitavam entrar no mundo das opções, argumentando que eram produtos de investimento complexos, portanto demasiado difícil de entender. Esta nova forma de operar foi desenhada eliminando do investidor essa carga de stress adicional com a qual se operaria em circunstâncias complexas.

Outra possível vantagem é que, pouco a pouco, está amadurecendo estes tipos de produtos, tanto em um nível de investidores que vão desenvolvendo estratégias mais eficazes, como em um nível regulador, graças a órgãos que se vão incorporando a este produto como veículo de investimento. Isso leva a exigir que os brokers ofereçam seus produtos através de diferentes marcas regulamentadas, que contem com certa credibilidade, transparência e liquidez para evitar períodos como os vividos recentemente em outros brokers de divisas que tiveram que fazer o fechamento por conta de movimentos imprevistos dos mercados ou por uma decisão de última hora de um banco central.

É um produto de investimento a longo prazo?

Evidentemente não, eu o consideraria mais como um produto de especulação de risco elevado, o qual poderia ser mais indicado para aqueles que tem certo conhecimento sobre o comportamento de um par de divisas e que deseja realizar uma operação a curto prazo como, por exemplo, de 5 minutos.

O horizonte do investimento, portanto, vem definido logo no início por parte do broker e nunca costuma superar alguns minutos, fazendo com que seja habitual a realização de um número determinado de operações baseando-se em gráficos de 1 minuto, 5 minutos e 15 minutos para ter em claro a tendência dos mercados e poder definir nossa seguinte entrada de compra ou venda de opções binárias.

Sendo assim, se o que se busca é outro tipo de horizonte de investimento de longo prazo, talvez, as opções não se ajustem ás suas necessidades.

Para concluir, consideremos que muitos tiveram más experiências iniciais com opções porque nem eles e nem seus brokers foram orientados e aconselhados adequadamente sobre como utilizá-los. Prém, com uma boa formação e correta orientação, é possível fazer com que qualquer estratégia eleve os números.