História de Sucesso da GoPro

Nick Woodman - fundador GoProSaiba como tudo começou e conheça a história da GoPro, que tornou o seu criador num bilionário. Entenda como ideias simples podem se tornar em negócios rentáveis!

Quando Nick Woodman criou a câmara GoPro, ele não tinha nenhuma ideia sobre como seria a sua vida alguns anos mais tarde – e tornar-se num bilionário não estava de certeza nessa lista. Mas, o que ele tinha de tão especial em relação aos desportos de aventura, que tornaram-lhe num empreendedor de sucesso? Ele simplesmente teve sorte, de estar no lugar certo com o produto certo, na hora certa ou foram outras qualidades que ajudaram-lhe a tornar-se num bilionário? Leia esta história completa sobre o sucesso da GoPro, para saber como tudo começou, como o projeto foi crescendo ao longo dos anos, até ao ponto em que está neste momento – um negócio rentável.

A GoPro nasceu de um problema

As câmaras GoPro são criadas pela empresa Woodman Labs, que pertence a Nick Woodman, o fundador e CEO da empresa. Estas câmaras são os melhores gadgets que você pode oferecer aos entusiastas de desportos radicais e aventura, como o surf, skydive, downhill, btt, entre outros desportos. Uma das grandes vantagens destas câmaras é poderem ser usadas de diferentes maneiras. Podem ser usadas para filmar, filmar em câmara lenta (slow motion) ou simplesmente tirar fotos.

A verdade é que não só vários atletas famosos utilizam as câmaras GoPro para gravar o que fazem de melhor, como também vários realizadores de Hollywood, canais de TV (National Geographic, Discovery Channel, etc) e milhões de amadores também utilizam estas câmaras. Por essa razão, já dá para perceber a qualidade deste produto e o seu sucesso.

A Foxconn, o fabricante bastante conhecido por fabricar produtos como a Sony Playstation e o Apple iPhone, comprou uma posição de 8.88% na Woodman Labs por 200 milhões de dólares. Com esta aquisição, a empresa Woodman Labs ficou valorizada em 2.25 mil milhões de dólares. O seu fundador, Nick, é o acionista maioritário e detém pelo menos 51% da empresa.

Como começou a ideia e virou um produto de sucesso?

A primeira vez que Nick pensou na ideia de ter uma câmara que fosse fácil de usar em desportos radicais e de aventura nos anos 90. Contudo, ele começou a pensar mais seriamente nessa ideia antes de fazer uma viagem de surf na Austrália com alguns amigos em 2002. Foi uma viagem fantástica, com vários momentos único, mas infelizmente foi impossível tirar fotos de qualidade desses momentos.

Depois dessa viagem, finalmente Nick “traduziu” a sua ideia num projeto real, para o desenvolvimento de uma câmara fácil de usar – a GoPro. Foi aqui que tudo começou. Durante vários meses Nick criou vários protótipos e começou a testar, até que um dia chegou a um versão final e começou a vender.

Desde a primeira versão da câmara GoPro que o projeto tem evoluído bastante. A cada nova versão são adicionadas novas funcionalidades, o tamanho da câmara é reduzido e melhorado, o tempo da bateria é aumentado, é mais acessível, entre outras coisas. Devido ao seu sucesso, o seu fundador já deu várias entrevistas, que vale a pena ver: