Análise DeGiro – Investir na Bolsa de Valores Low-Cost

Análise DeGiroA análise mais completa e em Português à corretora de Bolsa DeGiro, de um investidor da Bolsa. Comprar ações com comissões low-cost atrativas. Vale a pena?

Olá a todos os leitores do site Negócios e Dinheiro, o meu nome é Adriano Lopes e sou o blogger por detrás do Investir na Bolsa. Além de blogger, também sou um investidor na Bolsa de Valores. Foi em 2012 que tudo começou, primeiro comecei a investir na Bolsa a sério, nas minhas empresas favoritas, para meses depois, começar a partilhar a minha experiência para quem já investe ou está a pensar em investir dinheiro.

Neste guest post, vou vos falar sobre a corretora de Bolsa DeGiro, que uso, gosto e recomendo a todos os leitores do blog. Tenho conta também noutra corretora, mas o problema eram as comissões altas para comprar ações dos EUA. Investir não é só encontrar boas oportunidades de investimento, é também pagar o menos possível em comissões ou taxas.

A opinião de um investidor na Bolsa sobre a DeGiro

Investir na Bolsa Valores é muito parecido com abrir um negócio. Neste caso, em vez de estarmos a abrir um negócio do zero, ao investir na Bolsa o investidor torna-se num acionista – dono de uma pequena parte – da empresa. O seu dinheiro vai ser usado para alavancar o negócio para o próximo nível.

Igual ao que acontece nos negócios, se investimos numa empresa com lucros cada vez maiores, novos contratos ou vendas em crescimento, a cotação das ações vai subir e vamos ganhar dinheiro. Se a empresa pagar dividendos, ainda melhor!

Desde 2012 eu invisto na Bolsa de Valores. As primeiras ações que comprei (e vendi) foram as do BCP. Com o tempo foi ganhando mais experiência a encontrar bons investimentos. Semanas depois já estava a investir em ações listadas nas Bolsas de Valores NASDAQ e NYSE.

Mas, surgiu um grande problema… estava a pagar comissões muito altas para investir. Por cada ordem de compra ou venda, na minha primeira corretora de Bolsa eu pagava 15 dólares + taxa conversão euro/dólar. Era uma pequena fortuna.

Comecei a procurar por corretoras alternativas, mas todas em Portugal tinham praticamente o mesmo preçário. Algumas, até eram 2 ou 3 vezes mais caras. Estive quase a escolher uma corretora lá nos EUA, até que, descobri a DeGiro.

Uso a DeGiro desde o início do ano de 2015 e estou satisfeito. Nunca tive problemas, cobram comissões de cêntimos para ações dos EUA, têm uma grande quantidade de instrumentos financeiros disponíveis, entre outras coisas. Em baixo mostro a plataforma de trading da DeGiro, onde os investidores podem comprar e vender ações, gerir a conta negociação, etc.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na Bolsa

Neste momento, a única plataforma de negociação disponível, para PC e smartphones, é a plataforma web, que os investidores podem aceder através da ligação: trader.degiro.nl/login/pt.

Como podem ver pela imagem em baixo, é um plataforma de negociação simples, que reúne tudo o que os investidores da Bolsa precisam. Apresenta o saldo da conta, o saldo investido em ações, os ganhos/perdas diárias, saldo não usado, notificações, ordens que ainda não foram executadas, as últimas transações hoje, etc.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na BolsaNo início pode parecer confusa, mas lá com o tempo torna-se muito simples de usar. Eu já investia na Bolsa de Valores antes de abrir conta na DeGiro, por isso, a adaptação foi mais rápida.

O menu de acesso à carteira, conta, ordens, transações, relatórios, colocar uma ordem, ordem de dinheiro, etc, está tudo muito bem organizado. Além de simples, é fácil usar.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na Bolsa

Ainda no menu no topo, é possível aceder aos instrumentos financeiros disponíveis e os seus mercados financeiros. Estão disponíveis ações, opções, futuros, produtos alavancados, obrigações, fundos de investimento, ETFs, CFD e Warrants. Para os investidores com pouca ou nenhuma experiência recomendo a ficar só pelas ações.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na Bolsa

No submenu com o País ou Região, podem encontrar os Países e os mercados financeiros disponíveis.

[arma_iqoption]

Uma das grandes vantagens da DeGiro além do preço, é a enorme quantidade de ações disponíveis para negociar. Como podem ver, a imagem em baixo mostra apenas algumas das ações cotadas no NASDAQ, que estão disponíveis para negociar na DeGiro.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na BolsaAo carregar no C ou V, o investidor é redirecionado para a página de compra ou venda de ações da empresa escolhida. A imagem em baixo, mostra a página de ordens (de compra ou venda) para as ações da Microsoft. A página mostra várias informações e o gráfico para os últimos dias, semanas ou meses.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na BolsaPara os investidores que querem analisar o gráfico, saber mais informações sobre os dividendos e usar indicadores de análise técnica, basta aceder ao gráfico interativo. A imagem em baixo mostra o gráfico interativo, com os últimos dividendos das ações Microsoft.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na BolsaAgora que já mostrei a plataforma de trading da DeGiro, vou falar sobre como depositar ou levantar dinheiro da Conta de Negociação na DeGiro.

Para depositar dinheiro na conta de negociação na DeGiro, o único meio de depósito disponível é por Transferência Bancária. Os investidores (de Portugal) devem transferir o dinheiro que querem usar na conta de trading, para os dados indicados na plataforma DeGiro, na sua conta de investidor. É importante transferir o montante a partir da conta bancária registada na conta DeGiro.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na Bolsa

Os investidores podem a qualquer momento levantar o dinheiro disponível no saldo para a sua própria conta bancária. Na aba Transferir/levantar dinheiro pode ser efetuado essa operação.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na Bolsa

Antes de terminar, mas não menos importante, os investidores que optarem pela DeGiro para investir na Bolsa de Valores, em fundos de investimentos, ETFs, etc, devem saber que existem 3 tipos de contas: a conta Basic, a conta Active e a conta Trader.

Plataforma de trading DEGIRO - Investir na Bolsa

Eu uso a conta basic. A qualquer momento posso alterar o tipo de conta, mas neste momento, só estou interessado em comprar e vender ações.

Não se esqueçam de passar no blog investirnabolsa.pt para mais artigos relacionados com o mundo da Bolsa de Valores.

Desejo a todos os investidores bons investimentos!